Minha Figura

Tem início 18ª Semana do Encarcerado em Caxias

28.8.17
Em um ato solene que reuniu autoridades e estudantes, realizado na manhã desta segunda (28), no auditório da Facema, foi aberta oficialmente a 18ª Semana do Encarcerado em Caxias.

A solenidade teve início com a exibição de um vídeo institucional sobre os últimos dois anos e meio dos trabalhos desenvolvidos no sistema prisional no estado do Maranhão.

O diretor geral da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Caxias, Mauricio Monteiro, está à frente do evento. "Por mais um ano observamos a falta de pessoas que sejam essenciais na Semana do Encarcerado, como por exemplo a OAB Caxias, que por mais uma vez nos deixa na mão, assim como outras instituições que são de extrema importância na ressocialização de apenados. Vamos olhar para dentro dos muros. Essas pessoas um dia sairão e é o nosso dever que elas saiam melhores lá de dentro", destacou o diretor da UPR.

Segundo a juíza de Direito da 5ª Vara de Caxias, Marcela Lobo, "as pessoas que estão lá dentro [no sistema presidiário], na sua maioria, são cidadãos caxienses. Como nós queremos conviver com esses vizinhos, como conviver com esses munícipes é uma escolha nossa".

O secretário municipal de Governo, Catulé Júnior, esteve no ato representando o prefeito de Caxias. "Nós temos a obrigação enquanto gestores de proporcionar a eles [apenados] uma segunda chance, a chance de acertar, e só conseguiremos se for através da ressocialização. Quero deixar registrado a determinação do prefeito Fábio Gentil, que tão logo assumiu a prefeitura incumbiu a nossa equipe de formular projetos para uma parceria estreita com a UPR de Caxias, que já foi tentada em governos anteriores, mas por um motivo ou outro não foi dado prosseguimento, e agora nos colocamos a disposição de toda a sociedade para cobrir essa lacuna, e assim consigamos ajudar a todo o sistema prisional", disse.

Na ocasião, o apenado Silvínio Pereira deu o seu testemunho dentro do sistema prisional de Caxias, destacando o trabalho dos profissionais e projetos desenvolvidos com os internos da UPR.

Com o tema 'Humanização no Sistema Penitenciário - Um olhar para dentro dos muros', a 18ª Semana do Encarcerado acontece 28 de agosto à 1º de setembro no município.

Fonte: João Lopes/Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário