Minha Figura

Roseana ainda mantém pré-candidatura ao Senado

12.6.26
Em conversa recente com o governador Carlos Brandão, a ex-governadora Roseana Sarney e o ex-presidente José Sarney informaram que a pré-candidatura de Roseana ao Senado Federal segue mantida, contando com o respaldo integral da direção nacional do MDB.

Durante o encontro, o governador Carlos Brandão informou que seus candidatos ao Senado já estariam definidos: seriam o atual senador Weverton Rocha e um nome a ser indicado pela Federação União Progressista(Fufuca ou Pedro Lucas Fernandes).

Como alternativa de composição, o governador teria oferecido apoio necessário para que a ex-governadora disputasse uma vaga na Câmara Federal, mantendo-se como deputada. No entanto, Roseana tem dito que sua pré-candidatura a senadora permanece e que seu grupo tem o controle do partido. “Ela[Roseana] vai fazer uma avaliação ainda e não descarta nada. Mas ainda está animada para o Senado”, disse uma fonte emedebista ao blog do John Cutrim.

Apesar de manter o nome no tabuleiro majoritário como pré-candidata a senadora para não perder espaço nas negociações, Roseana fez questão de colocar os pés no chão quanto ao anúncio definitivo.

A ex-governadora ressaltou que, neste momento, sua principal prioridade e preocupação continua sendo o cuidado com a sua saúde. A decisão final sobre carimbar ou não o passaporte para as urnas em 2026 só será tomada mais adiante, avaliando o cenário político e o seu bem-estar pessoal. (Blog do John Cutrim)

Genial/Quaest: Lula venceria Flávio Bolsonaro por 44% a 38% no 2º turno

10.6.26

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra que o presidente Lula (PT) abriu vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em simulação de segundo turno e venceria o rival por 44% a 38% dos votos.

levantamento é o primeiro do instituto a ser publicado após o caso Dark Horse. Brancos, nulos e declarações de que não vão votar somam 14%. Indecisos são 4%. Antes, o presidente e o senador estavam em empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais. Agora, Lula lidera por seis pontos porcentuais de vantagem.

Em maio, na rodada anterior, Lula aparecia com 42%, enquanto Flávio Bolsonaro tinha 41%, situação que configurava um empate na margem de erro. Brancos, nulos e quem diz que não vai votar eram 14%, e indecisos, 3%.

O terceiro lugar é compartilhado por sete pré-candidatos. Renan Santos (Missão) e o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), têm 3% cada; Aécio Neves (PSDB) e Romeu Zema (Novo), 2% cada; Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP), 1% cada. Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não pontuaram.

A Quaest ouviu 2.004 eleitores de 16 anos ou mais por meio de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais feitas de 5 a 8 de junho. O nível de confiança das estimativas é de 95%, e a margem de erro máxima prevista é de cerca de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o código BR-07661/2026.

Na simulação de primeiro turno, saíram Aldo Rebelo, expulso do DC, e Hertz Dias (PSTU), e foram testados pela primeira vez os nomes de Aécio Neves (PSDB), Edmilson Costa (PCB), Joaquim Barbosa (DC) e Heró Bezerra (PRTB).

Também nesse cenário Lula mantém a liderança, com 39% das intenções de voto, seguido por Flávio, com 29%.

O desempenho é aferido após a divulgado do áudio de uma conversa entre Flávio e Daniel Vorcaro em que o senador pedia dinheiro para o financiamento do filme “Dark Horse”, uma autobiografia do pai, Jair. O ex-banqueiro chegou a transferir R$ 61 milhões.

Os outros nomes aventados não chegaram aos dois dígitos. Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) marcam 3%. Aécio e Romeu Zema (Novo) têm 2%, e Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) aparecem com 1%.

Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB), e Heró Bezerra (PRTB) não pontuaram.

O levantamento também testou os nomes de Renan, Zema e Caiado em cenários alternativos de segundo turno contra Lula. O petista bate o pré-candidato do partido do MBL com 45% a 31%, e Zema e Caiado, por 45% a 35%.

Simulações de segundo turno
Lula venceria Flávio Bolsonaro por 44% a 38% dos votos no segundo turno, com 14% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

Contra Romeu Zema, a vantagem para o petista é de 45% a 35%, com 17% de nulos e brancos e 3% de indecisos.

Lula também venceria Ronaldo Caiado por 45% a 35%. Na simulação entre o presidente e o ex-governador de Goiás, há 17% de votos brancos e nulos e 3% de indecisos.

Em um segundo turno entre Lula e Renan Santos, o presidente vence por 45% a 31% dos votos, com 20% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

Caso Master
O instituto também questionou os entrevistados sobre o caso do Banco Master. Uma parcela de 60% disse que, pelo que ouviram ou ficaram sabendo, as conversas entre Flávio e Vorcaro levantaram suspeitas sobre atitudes ilegais, contra 19% que responderam que o diálogo foi normal.

Na opinião de 17%, o senador acertou ao pedir financiamento para o filme sobre o pai, não há nada de mais. Outros 65%, por outro lado, afirmaram que o filho 01 errou e deveria ter evitado a conversa.

Rejeição
Lula e Flávio continuam a acumular o maior percentual de rejeição. A pesquisa aponta que 53% dizem que conhecem e não votariam no pré-candidato do PT. No caso do filho do ex-presidente, são 56%. Os índices são similares aos registrados em maio.

Já Aécio tem rejeição de 54%, Zema, de 29%, Caiado, de 32%, e Renan, de 20%, e Joaquim Barbosa, 17%. Augusto Cury aparece com 16%, Edmilson Costa, com 9%; Heró Bezerra, com 10%; Hertz Dias, com 8%, e Samara Martins, 10%.

Avaliação de governo
Para 38%, o presidente Lula está fazendo um governo ruim ou péssimo, enquanto 34% dizem que o trabalho é bom ou ótimo. Avaliam a gestão como regular 26%, e 2% não souberam ou não responderam. Os índices permanecem estáveis em relação a maio.

Fufuca mostra força entre os prefeitos, com mais de 100 em lista de apoio…

8.6.26

A rede de apoio reúne prefeitos de importantes colégios eleitorais do Maranhão, incluindo cidades estratégicas como Imperatriz, Timon, Caxias, Açailândia, Balsas, Santa Inês, Pinheiro, Barra do Corda e Chapadinha. 

FUFUCA FECHOU APOIO COM 100 PREFEITOS DO MARANHÃO 

Como deputado federal e ministro do Esporte do governo Lula, ele consolidou uma presença constante nos municípios, destinando recursos, articulando investimentos e mantendo diálogo permanente com gestores municipais.

De acordo com Brandão, os escolhidos para a chapa de Orleans serão anunciados esta semana…

Confira a lista completa dos prefeitos que declararam apoio a André Fufuca:
1. Imperatriz – Rildo Amaral
2. Timon – Rafael Brito
3. Caxias – Gentil Neto
4. Codó – Chiquinho FC
5. Açailândia – Benjamin Oliveira
6. Balsas – Alan da Marisol
7. Santa Inês – Felipe dos Pneus
8. Pinheiro – André da Ralpnet
9. Barra do Corda – Rigo Teles
10. Chapadinha – Belezinha
11. Santa Luzia – Juscelino Marreca
12. Tutóia – Viriato Cardoso
13. Viana – Carrinho Cidreira
14. São Bento – Dino Penha
15. Coelho Neto – Bruno Silva
16. Santa Helena – Joãozinho Pavão
17. Araioses – Neto Carvalho
18. Turiaçu – Edésio Cavalcanti
19. Amarante do Maranhão – Vanderly Miranda
20. Pedreiras – Vanessa Maia
21. Tuntum – Fernando Pessoa
22. Santa Quitéria do Maranhão – Sâmia Moreira
23. Capinzal do Norte – Abnadar Portela
24. São Raimundo das Mangabeiras – Accioly Cardoso
25. Paulo Ramos – Adailson Machado
26. São Vicente Ferrer – Adriano Freitas
27. Lago Verde – Alex Almeida
28. Pindaré-Mirim – Alexandre Colares
29. Carutapera – Amin Quemel
30. Buriti – André Gaúcho
31. Pio XII – Aurélio Sousa
32. Senador La Rocque – Bartolomeu Gomes
33. Passagem Franca – Chicão da Parabólica
34. Bom Jardim – Cristiane Varão
35. Santo Antônio dos Lopes – Cibelle Napoleão
36. Cedral – Danilo Moraes
37. Trizidela do Vale – Deibson Balé
38. Porto Franco – Deoclides Macedo
39. Lago dos Rodrigues – Didi Moita
40. Alto Alegre do Pindaré – Didi do PP
41. São João dos Patos – Dr. Alexandre
42. Presidente Médici – Dr. Caçula Coelho
43. Peritoró – Dr. Júnior
44. Monção – Dra. Bárbara
45. Fortaleza dos Nogueiras – Dra. Fernanda Lima
46. Tufilândia – Emanuel Ricardo
47. João Lisboa – Fábio Holanda
48. Duque Bacelar – Flávio Furtado
49. Ribeirãozinho – Flávio Soares
50. Bom Jesus das Selvas – Franklim Duarte
51. Brejo de Areia – Geise Costa
52. Penalva – Henrique Guerra
53. Lageado Novo – Itaires Tratorzão
54. Miranda do Norte – Ivaldo Ribeiro
55. Apicum-Açu – Jadeco
56. Lima Campos – Jailson Fausto
57. Carolina – Jayme Fonseca
58. Aldeias Altas – Kedson Lima
59. São João do Paraíso – Marcos Vinícius
60. Bacuri – Márcio Hominho
61. Matões – Nonatinho
62. Morros – Paraíba
63. Itinga do Maranhão – Paula do Quininha
64. Timbiras – Paulo Vinícius
65. Conceição do Lago-Açu – Professora Cici
66. Paulino Neves – Raimundo Lídio
67. São Pedro dos Crentes – Rômulo Arruda
68. Cajapió – Rômulo Marques
69. Fortuna – Sebastião Costa
70. Maracaçumé – Tio Gal
71. Buritirana – Tony Brandão
72. Olinda Nova do Maranhão – Valdenir Diniz
73. Davinópolis – Zé Pequeno
74. Graça Aranha – Bira
75. Bernardo do Mearim – Júnior Xavier
76. Marajá do Sena – Neném Machado
77. Olho d’Água das Cunhãs – Vaval Gomes
78. Matinha – Nilton Everton
79. Loreto – Germano Coelho
80. Poção de Pedras – Jhulio Sousa
81. São Domingos do Azeitão – Júnior do Posto
82. Bom Lugar – Marlene Miranda
83. Benedito Leite – Rodrigo Coelho
84. São João do Caru – Peteca
85. São Pedro da Água Branca – Samuel Ribeiro
86. Bela Vista do Maranhão – Adilson do Guri
87. Cururupu – Aldo Lopes
88. Sítio Novo – Antonio Coelho
89. Nova Olinda do Maranhão – Ary Menezes
90. Senador Alexandre Costa – Dr. Nilo Arouche
91. Sambaíba – Fátima Dantas
92. São Raimundo do Doca Bezerra – Jacinto Neto
93. Formosa da Serra Negra – Juceni
94. São João Batista – Mecinho
95. Riachão – Paula Coelho
96. Presidente Juscelino – Pedro Paulo
97. Vargem Grande – Preto
98. Satubinha – Santos Franklin
99. Icatu – Walace Azevedo
100. Água Doce do Maranhão – Eliane Dias

(Blog do Marcos D’Deça)


Dr. Hilton Gonçalo sinaliza aliança com Fábio Gentil e movimenta disputa por vaga no Senado

pré-candidato ao Senado Federal, Dr. Hilton Gonçalo, publicou neste domingo, 7 de junho, um registro ao lado do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Na publicação, Hilton destacou a parceria política entre os dois e afirmou que ambos devem caminhar juntos no projeto eleitoral para 2026, especialmente na disputa por uma das vagas ao Senado.

A declaração chamou a atenção nos bastidores da política maranhense por envolver uma das principais lideranças da região dos Cocais e pode representar um novo alinhamento político.

A aproximação entre Hilton Gonçalo e Fábio Gentil também levanta especulações sobre o cenário da disputa senatorial. Isso porque Gentil é aliado do ex-ministro dos Esportes, André Fufuca, que também figura entre os nomes cotados para concorrer ao Senado. O gesto público pode ser interpretado como um indicativo de que Fufuca poderá ficar fora da disputa pela vaga.

A movimentação ocorre em meio às discussões sobre a composição da chapa majoritária para as eleições de 2026. No último sábado, 6 de junho, durante agenda política, o governador Carlos Brandão anunciou que nesta semana será divulgado o segundo nome ao Senado apoiado por seu grupo político. Segundo ele, a indicação sairá da Federação União Progressista, formada pelos partidos União Brasil e Progressistas.

O anúncio foi feito na presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, apontado como um dos postulantes à vaga e que disputa espaço com André Fufuca dentro da federação. A definição do nome é aguardada com expectativa por lideranças políticas e poderá influenciar diretamente as alianças e estratégias para o próximo pleito.

Com a publicação de Hilton Gonçalo e a demonstração de sintonia com Fábio Gentil, o cenário da sucessão estadual ganha novos elementos e reforça as articulações do ex-prefeito de Santa Rita.

Blog do Diego Emir 

Educação forte, futuro garantido: Gentil Neto entrega mais duas escolas reformadas, climatizadas e ampliadas em Caxias

4.6.26

O prefeito Gentil Neto segue avançando com investimentos na educação municipal e realizou a entrega de duas importantes unidades escolares totalmente reformadas, climatizadas e ampliadas, beneficiando estudantes da zona urbana e rural de Caxias. O deputado federal André Fufuca participou das agendas de entrega, reforçando a parceria em prol do fortalecimento da educação no município.

Reconhecido pela população como o “Prefeito da Educação”, Gentil Neto vem acumulando importantes avanços na área. Em apenas um ano e meio de gestão, já entregou mais de 80 escolas reformadas e climatizadas, promovendo uma verdadeira transformação na infraestrutura da rede municipal de ensino. Além disso, tornou-se o primeiro prefeito da história de Caxias a garantir fardamento completo para todos os alunos da rede municipal, assegurando mais dignidade, igualdade e valorização dos estudantes.

Na zona urbana, foi entregue a reforma, climatização e ampliação da UI Prof.ª Raimunda Barbosa G. de Jesus, localizada na Avenida Santos Dumont. A escola recebeu uma ampla modernização e passou a ser considerada uma verdadeira escola modelo, contando com nova iluminação, estrutura moderna, ambientes mais amplos e salas climatizadas, garantindo mais conforto, acessibilidade e qualidade no ambiente escolar para alunos, professores e toda a comunidade.

Já na zona rural, o prefeito entregou a reforma, climatização e ampliação da UEM Ezer Vilanova, no povoado Barriguda, reforçando o compromisso da gestão municipal com os estudantes do campo e valorizando a educação em todas as regiões do município.

As obras fazem parte do amplo programa de reestruturação da rede municipal de ensino, que vem modernizando escolas, ampliando espaços e garantindo salas climatizadas para oferecer mais dignidade, conforto e melhores condições de aprendizado para milhares de estudantes caxienses.

Durante as entregas, Gentil Neto destacou a importância dos investimentos na educação e reafirmou o compromisso da gestão com o futuro das crianças e jovens de Caxias.

“Estamos trabalhando para garantir uma educação cada vez mais forte e de qualidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Escola bem estruturada, climatizada e acolhedora é investimento no futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito Gentil Neto.

Durante as entregas, Gentil Neto destacou a importância dos investimentos na educação e reafirmou o compromisso da gestão com o futuro das crianças e jovens de Caxias.

“Estamos trabalhando para garantir uma educação cada vez mais forte e de qualidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Escola bem estruturada, climatizada e acolhedora é investimento no futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito Gentil Neto.

Paulo Marinho Júnior vive inferno astral depois do 6 x 1; correligionários em Caxias tentam desesperadamente apagar voto do deputado contra 2 dias de descanso para o trabalhador

2.6.26

O suplente de deputado federal em exercício, Paulo Marinho Júnior, está passando por um verdadeiro purgatório ainda em vida nos últimos dias. O purgatório, para quem imagina ou teme que seja um lugar de castigo, seria, na verdade, uma espécie de purificação temporária que limparia as manchas de pecados irrelevantes ou não tão graves assim para só então liberar a entrada da alma no céu.

Talvez, sem querer, PMJ tenha antecipado seu ritual de passagem para o céu em uma escolha controversa na Câmara dos Deputados.

A votação contra o fim da impopular 6 X 1, que consequentemente proporcionará 2 dias de descanso por semana para o trabalhador, está tendo um efeito proporcional ao desgate da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2014, quando perdeu de 7 X 1 para a Alemanha. Na política, PMJ está arcando com o agravante de ser o único representante do nordeste no Congresso Nacional a apoiar a manutenção da escala 6 X 1.

Aliando-se a figuras da extrema direita na Câmara, o representante caxiense resolveu se unir a parlamentares desse campo político e agora está no mesmo panteão de nomes como Caroline De Toni, Júlia Zanatta, Rosângela Moro, Zé Trovão, Marcel van Hattem, Ricardo Salles e Kim Kataguiri, todos identificados como contrários à proposta que prevê dois dias de folga semanais para os trabalhadores.

Adotando uma posição que gerou forte reação entre trabalhadores e sindicatos, o feito do rebento dos marinhos o igualou aos nomes mais identificados com o bolsonarismo radical e que lhe colocou um rótulo que marca sua passagem pelo Congresso Nacional de forma bastante negativa.

Diante da repercussão negativa do seu voto em todo o território nacional e, mais especialmente, em Caxias, Marinho Júnior chegou a marcar uma live para o dia seguinte a fim de explicar sua posição, mas a transmissão foi cancelada de última hora.

Em Caxias, sua principal base eleitoral, correligionários do suplente de deputado federal estariam há dias sem saber como defender e justificar o voto do seu líder.

Mesmo outdoor sendo pichado, voto de PMJ contra o fim da
escala 6 X 1 já está imortalizado

Para deixar o episódio inesquecível para os caxienses, alguém resolveu prestar uma ajuda midiática ao jovem deputado e mandou afixar vários outdoors na cidade destacando seu voto contra o fim da escala 6 x 1 e ressaltando que ele foi o único parlamentar do Nordeste a adotar esse posicionamento sobre os dias de descanso do trabalhador.

Outros correligionários do deputado, talvez não concordando com a foto escolhida para ilustrar os outdoors, resolveram pichar um por um e afirmar, sem que ninguém entendesse exatamente o motivo, que aquele material de divulgação teria sido produzido com recursos públicos, deixando os caxienses sem compreender a razão de tal atitude.

Bem, mesmo com os outdoors pichados, o voto de PMJ contra o fim da escala 6 x 1 para o trabalhador — sendo ele o único deputado do Nordeste a assumir esse posicionamento — tornará sua passagem pela Câmara inesquecível.

Voto de PMJ ficará marcado na sua trajetória política

O deputado caxiense também recebeu apoio de aliados de Caxias em comentários nas redes sociais, mas nada comparado com as incontáveis críticas que seu voto proporcionou.

Segura tua onda, Paulinho…

O cuidado de Gentil Neto com a zona rural segue transformando comunidades de Caxias

30.5.26

O prefeito Gentil Neto segue reforçando seu compromisso com a população da zona rural de Caxias por meio de investimentos que melhoram diretamente a qualidade de vida das famílias que vivem nos povoados do município.

Ontem, importantes obras e benefícios foram entregues à população rural. Na última sexta-feira, Gentil Neto esteve no povoado Rodagem, onde realizou a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS). O espaço foi revitalizado para oferecer mais conforto, dignidade e qualidade no atendimento aos moradores, fortalecendo a atenção básica de saúde no município.

O prefeito deu continuidade à agenda de trabalho na zona rural com a entrega da reforma do Centro de Convivência da comunidade de Nazaré do Bruno e também de uma nova ambulância, fortalecendo o atendimento de saúde e garantindo mais segurança e rapidez no transporte de pacientes da região.

As ações demonstram a atenção que a gestão municipal vem dedicando às comunidades rurais, levando investimentos que vão além da infraestrutura e impactam diretamente áreas essenciais como saúde, mobilidade e assistência social.

“Nosso compromisso é cuidar de toda Caxias, tanto da cidade quanto da zona rural. Estamos trabalhando para garantir mais qualidade de vida, mais saúde e mais dignidade para quem vive nos povoados”, destacou Gentil Neto durante uma das entregas.

Com obras, reformas e novos equipamentos sendo entregues de forma constante, a gestão municipal vem consolidando uma política de valorização da zona rural, aproximando os serviços públicos das comunidades e garantindo que o desenvolvimento chegue a todos os cantos do município.

TCE aprova contas da Prefeitura de Aldeias Altas referentes a 2024; todas as contas já analisadas da gestão Kedson Lima foram aprovadas pelo Tribunal

29.5.26

Organização e seriedade da gestão de Kedson Lima em Aldeias Altas é
mais uma vez reconhecida pelo TCE

A administração do prefeito Kedson Araújo Lima, em Aldeias Altas, acaba de ter mais uma prestação de contas aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado. As contas referentes ao exercício de 2024 foram aprovadas nesta quarta-feira (27), durante a 13ª Sessão Ordinária do Pleno do TCE/MA.

A mais recente decisão do Tribunal de Contas encerra um ciclo importante para a administração municipal, que também teve aprovadas, no mesmo período, as contas dos exercícios de 2021, 2022 e 2023, totalizando quatro anos consecutivos de gestão fiscal chancelada pelo órgão de controle externo do Estado.

Destaca-se ainda que o Ministério Público de Contas do Maranhão, por meio de parecer assinado pelo procurador de Contas Paulo Henrique Araújo dos Reis, em 20 de março de 2026, alinhou-se ao entendimento da Unidade Técnica e manifestou-se pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas, nos termos do art. 8º, § 3º, inciso I, da Lei Orgânica do TCE/MA (Lei nº 8.258/2005). O documento destaca que a análise dos autos demonstrou o cumprimento dos limites constitucionais relativos às áreas de Educação e Saúde, bem como a observância dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) para gastos com pessoal e endividamento.

Embora a aprovação das contas seja uma obrigação de todo gestor público, é digno de nota o fato de a gestão Kedson Lima ter recebido a chancela do TCE/MA em todos os períodos analisados, ou seja, de 2021 a 2024, encerrando um ciclo importante da administração aldeias-altense, algo não muito corriqueiro no município em gestões anteriores.

Apesar de o prefeito ser o nome mais lembrado com a aprovação das contas de sua gestão, os méritos também devem ser estendidos aos profissionais que realizam o trabalho técnico da administração, pois são eles que dão o suporte necessário para o funcionamento diário da máquina pública com presteza.

Mais saúde e desenvolvimento: Gentil Neto entrega ambulância e iluminação em LED no povoado Buriti Corrente

O prefeito de Gentil Neto segue levando importantes investimentos para a zona rural de Caxias. Desta vez, o povoado Buriti Corrente foi contemplado com a entrega de uma nova ambulância totalmente equipada, reforçando o atendimento de saúde da comunidade e garantindo mais agilidade no socorro de pacientes.

A entrega representa mais um avanço da atual gestão municipal no fortalecimento da saúde pública, principalmente nas localidades mais distantes da sede do município. Com o novo veículo, moradores do povoado e de regiões vizinhas passam a contar com um transporte mais rápido e seguro para atendimentos de urgência e emergência.

Além da ambulância, a população também comemorou outra importante conquista: a implantação da iluminação em LED no campo de futebol da comunidade. O espaço, que já era ponto de encontro de jovens e desportistas da região, agora poderá receber atividades esportivas também no período noturno, oferecendo mais segurança, lazer e incentivo ao esporte.

A gestão de Gentil Neto vem se destacando pelo ritmo acelerado de entregas em diversas áreas do município. Somente na saúde, já foram 14 ambulâncias entregues durante sua administração, fortalecendo a estrutura de atendimento e ampliando a assistência para a população caxiense.

Moradores do Buriti Corrente celebraram os investimentos e destacaram a presença constante da Prefeitura nas comunidades rurais. Para muitos, a chegada da ambulância representa mais tranquilidade em momentos delicados, enquanto a iluminação do campo simboliza mais oportunidades de convivência e incentivo à prática esportiva.

Durante a entrega, o prefeito reforçou o compromisso de continuar trabalhando para levar melhorias tanto para a sede quanto para a zona rural do município.

“Nosso compromisso é cuidar das pessoas e garantir que os benefícios cheguem em todas as comunidades. Essa ambulância vai ajudar a salvar vidas e a iluminação do campo vai trazer mais esporte, lazer e qualidade de vida para a população”, destacou Gentil Neto.

Com mais essa ação, a Prefeitura de Caxias reafirma o compromisso de seguir investindo em melhorias que impactam diretamente a vida da população, levando mais dignidade, desenvolvimento e qualidade de vida para os caxienses.

Multidão marca abertura dos Jogos Escolares 2026 em Caxias; evento promete ser um dos maiores da história

A cidade de Caxias viveu um dia de grande celebração com a abertura oficial da 47ª edição dos Jogos Escolares Caxienses 2026 (JECs). Milhares de pessoas participaram do evento, que reuniu estudantes, atletas, professores, famílias e autoridades em uma grande festa do esporte, da juventude e da inclusão social.

Com uma estrutura grandiosa, organização elogiada e forte esquema de segurança, a abertura já deu o tom do que promete ser uma das maiores edições dos Jogos Escolares de todos os tempos no município.

A gestão do prefeito Gentil Neto, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e demais equipes da Prefeitura de Caxias, se empenhou para garantir um evento à altura da tradição esportiva da cidade. A cerimônia contou com apresentações, animação, desfile das delegações e uma recepção preparada para receber milhares de pessoas com conforto e segurança.

Os jogos irão reunir mais de 3 mil estudantes atletas, fortalecendo o esporte estudantil e incentivando valores como disciplina, respeito, integração e espírito de equipe.

Outro grande destaque desta edição é a realização do 1º ParaJEC’s, voltado para estudantes com deficiência, marcando um momento histórico para o esporte educacional de Caxias. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, acessibilidade e valorização de todos os jovens atletas.

A grande presença popular demonstrou a força dos Jogos Escolares em Caxias e o compromisso da atual gestão em investir na juventude e no esporte como ferramentas de transformação social.

Além da estrutura organizada, outro ponto que chamou atenção foi o forte esquema de segurança e apoio logístico montado para garantir tranquilidade ao público e aos participantes durante toda a programação.

Gentil Neto destacou a importância do esporte para o desenvolvimento da juventude caxiense e reafirmou o compromisso da gestão em continuar valorizando os estudantes e incentivando novos talentos.

“Estamos trabalhando para realizar os maiores Jogos Escolares da história de Caxias, com organização, segurança e inclusão. O esporte transforma vidas e queremos que todos tenham oportunidade de participar e mostrar seu talento”, destacou o prefeito.

A expectativa é de que a edição 2026 fique marcada como uma das mais grandiosas já realizadas no município, tanto pela participação popular quanto pela estrutura preparada para receber atletas e comunidade.

INACREDITÁVEL parte 2!!! Deputada Cláudia Coutinho tenta se explicar mais uma vez, e caso do constrangimento de pacientes em hospital se agrava; segundo ela, assessores cumpriam “prerrogativas constitucionais”

28.5.26


Definitivamente, a deputada estadual Cláudia Coutinho parece não conseguir distinguir alhos de bugalhos, nem realidade de fantasia.

O caso envolvendo assessores constrangendo pacientes enfermos no Hospital Macrorregional Everardo Aragão, em Caxias, para que os mesmos prestassem depoimentos elogiosos “a Deus, à deputada Cláudia e ao governador Carlos Brandão” por terem sido operados naquela unidade de saúde revela a insustentável situação administrativa em que teria sido transformado o antes prestigiado hospital regional, que agora estaria funcionando como um ambiente velado para promoção política.

A deputada se explicou, ou tentou se explicar, na tarde desta quarta-feira (27), sobre a denúncia que tomou as redes sociais em Caxias e região durante todo o dia. No “pronunciamento” dela, publicado também neste blog, muita coisa foi dita, mas nenhuma explicação plausível foi apresentada para a elucidação do episódio (reveja aqui).

Em outra manifestação, agora em forma de nota de esclarecimento, a deputada Cláudia muda parcialmente a linha adotada anteriormente, piorando o que já estava péssimo.

Elevando a situação a um cenário ainda mais desastroso, os esclarecimentos da deputada afirmam que seus assessores estariam “no cumprimento estrito de suas prerrogativas constitucionais de fiscalização dos serviços públicos e acompanhamento das demandas da população junto aos órgãos do Estado”.

A nota, porém, atribui prerrogativas constitucionais a assessores que nunca foram eleitos, não passaram em concurso público e tampouco são servidores ou auditores  de carreira do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde ou da Controladoria-Geral da União. Os envolvidos seriam apenas assessores nomeados no gabinete parlamentar da deputada, exercendo funções políticas e sem qualquer atribuição formal de fiscalização institucional em unidades hospitalares.

Nas imagens que circularam nas redes sociais, uma mulher chega a justificar sua recusa em participar da gravação afirmando estar "toda ensanguentada”.

Na versão apresentada pela parlamentar, aquilo que se viu no vídeo seria apenas um singelo “diálogo”, que, segundo a nota, “ocorreu de forma estritamente profissional, visando compreender as necessidades do serviço prestado”.

Na nota assinada pela deputada, afirma-se ainda que “reafirmamos nosso compromisso com a transparência, com a ética pública e com o respeito à privacidade dos cidadãos caxienses”, exatamente o oposto do que teria sido demonstrado nas imagens divulgadas, nas quais pacientes aparecem sendo abordados dentro do hospital.

Como a capacidade de agravar ainda mais a situação parece não ter fim, no encerramento da nota ainda sobra espaço para a busca de um possível “culpado”. O texto informa que “quaisquer excessos ou desconformidades nos procedimentos internos de abordagem serão rigorosamente avaliados e corrigidos administrativamente”, o que pode ser interpretado como uma tentativa futura de encontrar um bode expiatório para o episódio.

Resta saber: a responsabilidade recairá sobre o porteiro que permitiu a entrada da equipe no hospital ou sobre algum assessor novato que teria tido a “ideia” de realizar entrevistas com pacientes internados?

INACREDITÁVEL!!! Deputada Cláudia Coutinho defende conduta de assessora que constrangeu pacientes em hospital e pede aos que podem que façam “até melhor”

27.5.26

A deputada estadual Cláudia Coutinho foi às redes sociais nesta quarta-feira (27) para esclarecer o episódio que circula intensamente em blogs e nos aplicativos Instagram e WhatsApp, no qual assessores seus constrangem pacientes enfermos no Hospital Macrorregional Everardo Aragão, em Caxias, tentando induzi-los a agradecer “a Deus, à deputada Cláudia Coutinho e ao governador Carlos Brandão” pelos atendimentos médicos recebidos naquele nosocômio.

Fala da deputada sobre episódio do Macrorregional de Caxias não explica
 nada; governador Carlos Brandão deve tomar providências sobre o caso

As cenas dos assessores da deputada no hospital são, além de repugnantes, uma demonstração de falta de empatia e respeito para com aqueles que se encontram em uma frágil situação de saúde.

E foi para esclarecer, ou pelo menos tentar dar uma resposta plausível para o episódio — que muitos imaginavam que culminaria na demissão sumária dos assessores envolvidos — que a deputada foi às redes tentar diminuir o estrago.

No teor da nota divulgada pela deputada, falou-se de tudo, menos de algo minimamente condizente com a gravidade do caso.

Se foi algum marqueteiro contratado pela deputada Cláudia Coutinho que produziu o vídeo, demita-o.

Se foi algum advogado que elaborou a resposta, demita-o.

Se foi o marido da deputada… bem, aí a agonia irá se prolongar.

Para quem achava que a resposta lógica diante do episódio seria a demissão não apenas da assessora, mas também a responsabilização de quem permitiu sua entrada na enfermaria para gravar os pacientes, Cláudia Coutinho fez o inverso: cerrou os punhos em defesa da figura chamada por ela de Joanes, uma pessoa que, segundo a deputada, é “humana, acolhedora, querida”, tanto que “escolheu o serviço social como profissão”.

Cláudia passa então a afirmar, em alto e bom tom, que a moça “está à frente do meu gabinete social” e segue derramando adjetivos elogiosos, afirmando que a jovem assessora conduz “de maneira honesta e humanizada suas atribuições a todos aqueles que lá a procuram”.

Para a incredulidade de muitos, a deputada em nenhum momento atribui responsabilidade pelo constrangimento provocado a pessoas em situação de vulnerabilidade na enfermaria de um hospital.

A deputada pede ainda “àqueles que têm condição de fazer o mesmo, que possam contribuir e até fazer melhor”, acrescentando que quem ganha com isso seria a população.

“E deixar aqui bem claro que não faço política com a saúde, faço política para a saúde”, finaliza ela, sem apresentar uma linha de argumentação que convencesse sobre o ocorrido envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade e em recuperação de procedimentos cirúrgicos.

Se a deputada não conseguiu explicar satisfatoriamente o episódio, o que ficará registrado é o lamento de uma paciente que se esquiva quando tentavam lhe arrancar um depoimento elogioso sobre Cláudia Coutinho.

“Estou toda ensanguentada”, diz a mulher.

O Hospital Macrorregional de Caxias tornou-se um dos principais equipamentos públicos associados politicamente aos parlamentares da base de apoio do governo Carlos Brandão na região.

Mas, se a deputada não conseguiu explicar o episódio de forma convincente, certamente o governador deverá se manifestar sobre esse caso, que gerou forte repercussão e indignação nas redes sociais.

Equipe da deputada Cláudia Coutinho é acusada de pressionar pacientes no Hospital Macrorregional para gravações políticas

Uma situação considerada revoltante por populares ganhou repercussão após a circulação de um vídeo gravado dentro do Hospital Macrorregional de Caxias. Nas imagens, pessoas ligadas ao grupo da deputada estadual Cláudia Coutinho aparecem tentando convencer uma senhora internada, aparentemente em situação de vulnerabilidade, a gravar um vídeo elogiando a parlamentar.

O que mais chama atenção é que, mesmo demonstrando desconforto e recusando participar da gravação, a paciente continua sendo pressionada pelo homem que conduz a filmagem, insistindo para que ela fale diante da câmera.

A cena gerou forte indignação nas redes sociais sobre o uso político de um órgão público de saúde, especialmente em um ambiente onde pacientes e familiares vivem momentos delicados.

Para muitas pessoas, a situação ultrapassa qualquer limite ético e humano.

“Hospital é lugar de cuidar de vidas, não de fazer campanha política”, comentou um internauta após assistir ao vídeo..

O Hospital Macrorregional atende pacientes de toda a região leste do Maranhão e deveria ser um ambiente de acolhimento, respeito e dignidade. A utilização da imagem de pacientes internados para fins políticos pode gerar debates jurídicos e éticos, principalmente quando há insistência mesmo após negativa da pessoa abordada.

A população agora cobra explicações sobre quem autorizou esse tipo de abordagem dentro da unidade hospitalar e até onde vai o uso político da máquina pública.

SAAE Caxias participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE


Gestores e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Caxias/MA participam do 54º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE(Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). Considerado um dos mais tradicionais e relevantes encontros do saneamento público municipal do país, o evento reúne mais de 3 mil participantes de cerca de 500 municípios brasileiros no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS.

Além de acompanhar a programação técnica do congresso, os gestores do SAAE Caxias também participam do Fórum de Especialistas, espaço destinado ao debate de temas estratégicos para o fortalecimento da gestão pública e dos serviços de saneamento.

O Diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, integrao debate sobre “Contratações públicas inteligentes: estratégias para reduzir custos e aumentar a eficiência”, abordando experiências e desafios relacionados à gestão eficiente dos recursos públicos e à modernização administrativa no setor de saneamento.

Já o Diretor Adjunto, Vinícius Marques, participou do painel sobre “Participação social, comunicação e educação sanitária”, destacando a importância da aproximação entre Autarquia e população por meio de ações educativas e de comunicação institucional.


Hoje, a comunicação no saneamento vai muito além de informar obras e serviços. É preciso aproximar a população das discussões sobre uso consciente da água, preservação ambiental e responsabilidade coletiva. A participação social fortalece as políticas públicas e contribui diretamente para um serviço mais eficiente e humanizado”, destacou.

Com uma programação voltada ao fortalecimento do saneamento público, o congresso promove debates sobre o marco legal do saneamento, sustentabilidade, gestão pública e os impactos sociais do setor. 

O congresso é uma referência nacional em saneamento público municipal, promovido pela ASSEMAE. Estamos aqui representando o Maranhão e o Piauí, pela Regional Nordeste II, em um espaço de muito aprendizado e troca de experiências com gestores de todo o país. Além das palestras, conseguimos dialogar com especialistas e conhecer práticas que podem ser levadas para o SAAE Caxias. Isso é de grande importância, porque estamos trabalhando para levar mais conhecimento, inovação e melhorias para a nossa cidade”, destacou o Diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, que também é Presidente da Regional NE II da Assemae.

O evento conta ainda com cursos técnicos, workshops, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e feira de tecnologias com 52 estandes que apresentam tecnologias, soluções inovadoras, além de novidades em equipamentos e experiências voltadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana e gestão pública do saneamento.

 

Grupo de Josimar Maranhãozinho tem interesse na presidência da Assembleia: “lógico que quero”, diz Detinha

A deputada federal Detinha, presidente do PL no Maranhão, em entrevista ao jornalista Olavo Sampaio, confirmou interesse em disputar a eleição para presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, referente ao biênio 2027/28.

Pré-candidata a deputada estadual, a esposa do deputado federal Josimar Maranhãozinho também comentou sobre o posicionamento do seu partido em relação a disputa pelo Governo.

Segundo Detinha, neste momento existem conversas com vários campos políticos – ela não citou quais.

No entanto, nenhum acordo relacionado ao Palácio dos Leões foi fechado.

De acordo com o que foi apurado pelo editor do Blog, o PL só deverá fechar questão sobre o assunto próximo do período das convenções.

Sobre a presidência do Palácio Manuel Beckman, Detinha disse que seria hipocrisia da sua parte afirmar que não tenha interesse de comandar o referido.

“Trabalhamos primeiramente para nos elegermos novamente deputada estadual. Sobre ser presidente, lógico que quero, seria até uma mentira dizer que não quero”, comentou.

De acordo com ela, o PL pretende ampliar sua bancada na Alema e eleger até sete representantes.

Para Câmara Federal, a meta é de pelo menos manter a atual base de quatro deputados. (Blog Gláucio Ericeira)

Chiquinho FC oficializa apoio à reeleição de Weverton Rocha

26.5.26

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT) declarou oficialmente apoio à reeleição do senador Weverton Rocha (PDT) durante o evento de lançamento da pré-candidatura do parlamentar, realizado nesta segunda-feira (25), em São Luís.

O encontro reuniu prefeitos, prefeitas, vereadores e diversas lideranças políticas de várias regiões do Maranhão, consolidando alianças e fortalecendo o grupo político em torno da pré-candidatura do senador.

Durante o evento, Chiquinho FC destacou a importância da parceria política com Weverton Rocha para o desenvolvimento de Codó. Segundo o prefeito, o apoio ao senador é resultado das ações e investimentos já destinados ao município, principalmente nas áreas da saúde e agricultura.

Com a declaração de apoio do prefeito codoense, Weverton Rocha passa a contar com um importante respaldo político e vantagens na cidade, mediante a aprovação da gestão municipal. A parceria entre o gestor e o senador tem garantido benefícios diretos para a população por meio de emendas parlamentares e equipamentos destinados ao município.

Entre as ações do senador Weverton Rocha para Codó estão recursos de aproximadamente R$ 400 mil para a saúde, além da destinação de uma ambulância para reforçar o atendimento à população. O parlamentar também assegurou R$ 800 mil para investimentos na saúde municipal e mais R$ 700 mil voltados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na área da agricultura, o município recebeu um veículo de apoio ao setor agrícola, uma pá carregadeira, 30 kits de irrigação e cinco barcos de alumínio completos para navegação, fortalecendo o trabalho dos produtores rurais e das comunidades ribeirinhas.

O evento em São Luís marcou mais um passo importante na articulação política do senador visando as eleições de 2026. (Blog do Gilberto Léda)