Minha Figura

Vereador Magno Magalhães destaca o Dia da Cultura Caxiense

15.8.17
No último dia 10, a Praça Gonçalves Dias foi palco de homenagens ao poeta caxiense que dá nome ao logradouro público, pelos seus 194 anos de nascimento. A data também foi instituída como o Dia da Cultura Caxiense, através de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. As iniciativas foram lembradas pelo vereador Magno Magalhães (PSD) na sessão dessa segunda-feira (14).

O parlamentar relatou sobre o destaque que deram no evento ao autor do projeto de lei que institui o Dia da Cultura Caxiense, o então vereador Wilton Lobo. “Fica o meu pedido, o meu desejo de que Caxias volte realmente a ser uma terra em que se cultue os nossos verdadeiros heróis, os nossos poetas”, frisou.

Segundo Magno Magalhães, membro da Comissão de Educação e Conselho de Educação de Caxias, a valorização cultural está relacionada com a educação. “Essa Casa tem papel primordial naquilo que deve ter de melhor na educação. Houve avanço sim, mas estamos muito ainda aquém daquilo que esperamos para Caxias”, declarou o vereador.

O vereador concluiu seu pronunciamento, chamando a atenção para a importância do dia 10 de agosto. “Que possamos nos próximos anos ampliar esta data, fazendo gincanas, concurso de poesia, de prosa, para que os nossos filhos, a nossa juventude, possam realmente reviver a efervescência cultural que foi na época de Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos e tantos vultos da cultura caxiense que deu à literatura maranhense e brasileira”, disse.

Dia da Cultura Caxiense

Ex-vereador Wilton Lobo
Há 25 anos foi criado o projeto de lei que instituiu o dia 10 de agosto como o dia consagrado à Cultura Municipal. A autoria foi do ex-vereador Wilton Lobo, que exerceu mandato na legislatura de 1997/2000. “Fiz em homenagem à minha querida cidade, em respeito aos artistas e intelectuais da atualidade, em memória ao legado da obra do poeta da raça das Américas, Antônio Gonçalves Dias”, diz ele. (Da Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário