Prefeitura de Coelho Neto realiza ações de fortalecimento da Agricultura Familiar

28.8.17
A assistência aos agricultores familiares agora é tratada como prioridade pelo governo municipal. A SEMAGRI-Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, objetivando cada vez mais impulsionar a produção agrícola familiar, de forma organizada e dentro dos parâmetros legais, realizou hoje, 25, o cadastramento de mais de 80 agricultores familiares dos Povoados Buenos Aires, Cajueiro, Capoeira e Marinheiro.

O cadastramento servirá de base para a formação de um banco de dados da SEMAGRI, a fim de que se possa trabalhar dentro de uma metodologia local, a qual indicará pontos norteadores importantes, como a localização real do agricultor, o que ele está produzindo, qual prioridade é vista dentro da produção. A partir disso, realizar-se-á um diagnóstico que possibilitará conhecer as principais dificuldades encontradas pelos agricultores, sua forma de trabalhar e quais suas reais necessidades.

Além do cadastramento, foram realizadas emissões de mais de 50 DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, por meio da AGERP-Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão, que esteve representada pelo Engenheiro Agrônomo, Francisco Antonio Piedade Prazeres. A emissão de DAP é uma parceria entre a Prefeitura de Coelho Neto e AGERP (Caxias-MA), cujo objetivo é sanar o grande número de agricultores familiares inadimplentes e fazer com que tenham acesso à respectiva declaração, que apontará suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas. Posteriormente, estarão aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do PRONAF.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo: “A gestão municipal sempre teve um olhar atento aos agricultores familiares, pessoas corresponsáveis por contribuir para o fortalecimento da economia local. A equipe da SEMAGRI está trabalhando incansavelmente para disponibilizar total apoio aos agricultores do nosso município, no sentido de nortear ações de assistência técnica, visando aumentar, estimular e garantir a qualidade e quantidade de produção dos agricultores familiares”.

0 comentários:

Postar um comentário