Governo do Estado cria agenda de compromissos com empresários do Parque Empresarial de Timon

15.8.17
O secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, esteve em Timon na manhã desta segunda-feira, 14.08, e se reuniu com empresários que já adquiriram lotes no Polo Empresarial da cidade. Durante o encontro foi assumida, por parte do governo estadual, uma agenda de compromissos para sanar alguns pontos que visam encurtar o processo burocrático para início das obras no empreendimento.  Essa é uma demanda que vem sendo acompanhada e discutida em reuniões que acontecem regularmente, visando o desenvolvimento econômico da cidade.

Além do secretário de estado, ainda participaram o chefe do executivo municipal, Luciano Leitoa; o Deputado Estadual, Rafael Leitoa; o presidente da Câmara de Vereadores, Uilma Resende; o secretário de parcerias e invesimentos, Victor Hugo; e o Superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão, Expedito Neiva.  Juntos, eles apresentaram demandas de interesse do empresariado e discutiram pontos importantes para esclarecer dúvidas e contribuir para a rapidez no processo de instalação das empresas.

De acordo com o secretário Simplício, o primeiro fomento concedido aos empresários foram os terrenos a um preço que corresponde de 10% a 15% do valor de mercado. “Entendemos todas as dificuldades do setor produtivo, mas por parte do governo do estado temos feito todos os ajustes necessários para incentivar e potencializar a economia”, disse referindo-se ao trabalho que vem sendo realizado em parceria com o governo municipal.

Felipe Marisco, representante da empresa Nexo Food, que produz e distribui produtos alimentícios, falou que todo o processo legal já foi iniciado junto à prefeitura e estado. “Tínhamos parado um certo tempo por conta de algumas dificuldades em relação ao terreno, mas assim que realizarmos a permuta e tivermos a escrituração do terreno, a instalação da empresa será imediata”.

O superintendente do Banco do Nordeste do Maranhão, Expedito Neiva, comentou sobre a viabilidade dos financiamentos que são necessários para os empresários e disse que a instituição financeira estará à disposição para trabalhar de forma integrada as ações dos governos para garantir que o processo seja o mais ágil possível depois que for avaliada a capacidade financeira de cada um dos empresários.

Simplício Araújo se comprometeu de ainda nesta semana enviar relatório individual a cada empresário sobre a real situação quanto à regularização dos terrenos. “Estamos nos comprometendo em fazer toda a terraplanagem para os terrenos que já irão iniciar as obras, mas para que isso seja possível, deve haver o pagamento integral e regularização junto à secretária”, explicou.

Ainda ficou acordado que nos dias 28 e 29 de agosto será enviado um representante da Secretária de Indústria e Comércio para atender cada um dos empresários em horário agendado. “O polo de Timon não significa desenvolvimento somente para estado ou prefeitura, ele traz benefícios e a grande alavanca está na iniciativa privada”, disse o secretário.

O prefeito finalizou a reunião lembrando que o polo de Timon é o único em funcionamento e a sua posição geográfica tem sido um grande atrativo para novos investimentos. “Temos que ter operacionalização para desburocratizar o processo e avançar em coisas pontuais”, disse. (Da Assessoria)

1 comentários:

  1. Ricardo Almeida disse...:

    Enquanto isso, o de Caxias continua sendo um "elefante branco"

Postar um comentário