CCZ, SEMECT e Secretaria Municipal de Saúde de Caxias discutem estratégias de prevenção e conscientização contra doenças transmitidas por mosquitos e insetos

29.8.17
Na manhã do último dia 25 de agosto, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Natanael dos Reis, esteve reunido com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno e a secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses. A ocasião teve por objetivo discutir formas educativas de prevenção contra doenças transmitidas por meio de mosquitos e insetos.

Com base em dados coletados durante os sete meses da atual gestão, o diretor do CCZ informou que o Calazar, a doença de Chagas e a Leishmaniose apresentam os maiores índices de casos no município. Durante a reunião, foram expostas as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Diante dos dados expostos, o CCZ solicitou que a SEMECT repasse as informações obtidas aos alunos e a todos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Além disso, que sejam realizadas atividades educativas que abordem o tema.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, falou sobre a importância do trabalho em conjunto para que a prevenção aconteça.

“Essa reunião foi um momento maravilhoso, daqui saíram deliberações incríveis, houve sensibilizações referentes aos problemas, foi muito bom! Realmente, são reuniões desse tipo que fazem com que as ações se tornem mais eficazes e que os problemas sejam resolvidos de uma forma mais rápida. Com esse conhecimento oferecido nas escolas é possível ter um futuro melhor através da prevenção e informação”, ressaltou Dra. Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

“A reunião é de suma importância porque é algo que pode ser controlado, principalmente, através de um trabalho preventivo em conjunto. Essa união tende a ser fortificada com a parceria das escolas que estarão colaborando de forma voluntária. Falou-se, ainda, da importância das pessoas irem ao Centro de Zoonoses relatar qualquer suspeita em relação ao ambiente ou animal infectado para que se possam tomar as devidas soluções referentes a essas doenças. A união e coleta de informações são as armas mais eficazes de combate”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Segundo o diretor do CCZ, Natanael dos Reis, a parceria é extremamente importante para a saúde das pessoas que residem no município de Caxias.

“Essa é uma parceria muito importante para que nós possamos atingir o município de Caxias através da Rede Pública de Saúde e de educação, por isso, pedimos a presença das secretárias Ana Célia e Dra. Socorro”, ressaltou. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário