Minha Figura

Data M X Econométrica - Pesquisas eleitorais que serão divulgadas no próximo final de semana prometem incendiar o debate político maranhense

30.7.14
Números das pesquisas devem refletir início das atividades 
de campanha dos candidatos mais bem colocados na disputa
Os institutos Data M e Econométrica irão divulgar no próximo final de semana pesquisas de opinião sobre a sucessão estadual.

Contratada pelo jornal O Imparcial, a Econométrica ouviu 1.000 (mil) eleitores em todo o Estado e poderá divulgar o resultado encontrado para governador e senador no sábado, dia 02.

Já o Data M, contratado pelo jornal Atos e Fatos, ouviu 1.500 eleitores em 50 cidades pesquisadas e poderá apresentar o resultado no domingo, dia 03.
Documento 1 (protocolo de registro da pesquisa Econométrica)

No protocolo do registro da Econométrica, disponível no site do TSE (documento 1), vê-se que trata-se de pesquisa apenas para senador e governador. No entanto, no questionário aplicado (documento 2), surgem também perguntas para presidente.

Documento 1 (Questionário Econométrica – 
clique para ampliar o documento)
As pesquisas feitas até o momento dão o candidato a governador do MA pelo PC do B, Flávio Dino, sempre com uma boa dianteira em relação aos seus adversários.

No entanto, a primeira pesquisa da Econométrica realizada no mês passado foi alvo de questionamentos e dúvidas pela coligação de Dino, que conseguiu barrar sua divulgação na Justiça Eleitoral. Liberada pela justiça dias depois, os números da Econométrica ainda eram favoráveis a Dino, mas não tão elásticos como aqueles encontrados pelo Data M.

Não tenho dúvidas que a divulgação de pesquisas de opinião, com apenas 24 horas de diferença uma da outra, culminará em intensos debates pelos apoiadores dos respectivos candidatos.

É aguardar e conferir.

0 comentários:

Postar um comentário