Minha Figura

Te inspira, Léo Coutinho! Timon já destina de forma correta seus resíduos sólidos

29.7.14
Agora todo o resíduo sólido da cidade é destinado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR)

O município de Timon está entre as cidades brasileiras que se destaca em cumprir a determinação do Governo Federal prevista na Lei Federal Nº 12.305/ 2010 da Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), que exige o fechamento de lixões até 2 de agosto de 2014. Adiantada nas ações que envolvem o cumprimento desse prazo, a prefeitura de Timon, há quase um ano vem trabalhando em projetos e ações voltadas para o cumprimento dessas exigências. Uma das ações principais foi a desativação do antigo lixão. Agora todo o resíduo sólido da cidade está sendo destinado de forma correta ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) já fase de instalação na cidade.

Prefeito de Timon, Luciano Leitoa: exemplo 
de gestor a ser imitado pelo prefeito de Caxias
O prefeito Luciano Leitoa falou de como se deu todo esse processo de adequação da cidade. “Em agosto de 2010 o Governo Federal estipulou que todos os municípios brasileiros aderissem este plano e estipulou um prazo de quatro anos para execução. O prazo final é até o próximo mês, dia 02 e existem muitos municípios brasileiros que não estão cumprindo este termo. Nós estamos cumprindo nossa parte, atendemos uma das principais exigências do Governo Federal, a desativação do antigo lixão e isso traz uma qualidade de vida muito melhor para a sociedade”.

O Centro de tratamento de Resíduos Sólidos de Timon está sendo instalado no povoado de Campo Grande, zona rural da cidade. A Prefeitura através de uma licitação contratou uma empresa que é responsável por todo o trabalho executado no local. O CTR é o lugar para onde o resíduo sólido produzindo pela cidade está sendo destinado de maneira adequada e é uma ação que remedia de forma adequada as cidades e regiões a deixar pra trás a realidade nociva de lixões.

O CTR está em fase de implantação, os resíduos que chegam ao centro de tratamento, a princípio são compactados, em breve galpões de triagem vão ser instalados para que seja dado início a outra etapa, que é a de separação dos resíduos de acordo com as características físicas de cada um. Após isso, será feita também a separação do material que pode ser ou não reciclável. Depois disso será realizada a destinação correta dos resíduos perigosos; já destinação dos resíduos oriundos dos serviços de saúde ficará sob responsabilidade de outra empresa contratada e licitada pela prefeitura. Ao fim dessas etapas, o material que restar será transformado em adubo.

Para o superintendente municipal de limpeza urbana de Timon, Alexandre Luz, Timon está no caminho certo para se tornar uma cidade que passou a saber como destinar de forma correta os resíduos sem agredir ao meio ambiente. “Timon está bem adiantada nas adequações exigidas pelo Governo Federal, além da CTR, a cidade já conta com dois caminhões de limpeza próprios e avançados, e em breve vão contar com mais outros três novos caminhões, isso tudo faz parte das adequações ao plano nacional de resíduos sólidos”, explica Alexandre Luz.

Aliado a tudo isso, a prefeitura vai em breve implantar na cidade um Plano Municipal de Saneamento Básico, em que duas ações são voltadas para o destino correto dos resíduos, como : manejo adequado dos resíduos sólidos e a limpeza urbana.

O Prefeito Luciano Leitoa acrescenta que, Timon entra em uma nova fase de ações voltadas para a qualidade de vida da população. “Estamos realizando junto com a população ações que vão mudar a vida dos moradores de Timon, a elaboração do plano municipal de saneamento básico é uma das ações em execução, as pessoas que estão participando da elaboração do plano são atores de uma história que vai trazer um novo momento para a cidade, uma Timon bem melhor pra se viver”, conclui o prefeito. (Da assessoria).

0 comentários:

Postar um comentário