Todo mundo já caiu no sono durante uma palestra ou
discurso no qual a pessoa passou horas tagarelando, supondo que adultos têm uma
capacidade infinita de prestar atenção.
Na realidade, para ser um bom comunicador, é melhor
falar com os outros como se eles fossem crianças.
Bruce Kasanoff, autor do livro “How to
Self-Promote without Being a Jerk” (“Como se Autopromover Sem Ser Um Idiota”,
em tradução livre), criou a Teoria dos Sete, que diz que a qualquer momento
você tem que se comunicar com um grande grupo de pessoas como se elas tivessem
sete anos de idade. Isso não significa menosprezá-las, e sim ser tão
interessante, claro e simples que consiga manter a atenção de todas.
Dicas
Seja claro sobre suas prioridades:
Qual é a sua prioridade? Você quer que todos (com quem você está falando) a
conheçam? Então seja claro. Para um instrutor de esqui, a prioridade é
segurança. Como fazer crianças prestarem atenção em instruções de segurança e
seguirem-nas? Com repetição incessante, humor e muita clareza. Quanto maior for
o seu público, mais essencial é que você seja claro, não importa se você está
comercializando um novo produto ou realizando uma campanha educacional.
Seja claro sobre o que vem em seguida:
Infelizmente, muito do que acontece no mundo dos negócios é vago e confuso. Não
está claro o que vai acontecer no futuro, porque ninguém descobriu o que vai
acontecer ainda. Ao invés de se concentrar em possibilidades longe da
realidade, se você quer que as pessoas comecem a agir agora, seja 100% claro
sobre o que vai acontecer exatamente a seguir. Mais ou menos como dizer para as
crianças que precisam ouvir uma instrução de segurança antes de esquiar: “Se
você me der a sua atenção por cinco minutos, acabamos com isso logo e podemos
começar a nos divertir”.
Não seja intelectual:
Existem milhões de maneiras de explicar as coisas, mas vamos dividir todas essas
categorias entre “de maneira simples” e “de maneira complicada”. Sempre escolha
a simples. Se você está em uma conversa pessoal com outro adulto, seja
intelectual. Mas quanto maior seu público, menos espaço há para ser
intelectual. Coloque dez pessoas em uma sala, e você vai perder alguém com essa
abordagem. Faça um vídeo que 10.000 pessoas precisam entender, e é melhor ser
absolutamente simplista.
Não assuma que os outros são idiotas:
Trate seu público com respeito. Ao mesmo tempo, é melhor assumir que eles têm
períodos de atenção ultracurtos e que anseiam experiências memoráveis. Seja
interessante, não babaca.
Mantenha as coisas em movimento:
Ninguém gosta de previsível e chato. Uma estratégia muito melhor é manter as
coisas se movendo em um ritmo bom, de forma que há sempre algo interessante e
útil acontecendo. Seja criativo, imprevisível, apaixonado, solidário e gentil.
Torne cada momento de seu discurso tão interessante que ninguém quer ir ao
banheiro para não perder algo bom. (Mas planeje intervalos para uso do
banheiro). [Fonte: Forbes]
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