Prevenção: Mais de mil crianças deverão ser vacinadas contra Hepatite A em Caxias

7.7.14
Os postos de saúde em Caxias deverão disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (07/07), a vacina contra a hepatite A, para crianças de 12 meses a menores de 2 anos. A nova vacina está sendo inserida no Calendário Nacional de Vacinação com o objetivo de prevenção e controle da Hepatite A na fase adulta. No município, a meta é vacinar cerca de 1.600 crianças nessa faixa etária.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram, no Brasil, 130 novos casos/ano por 100 mil habitantes e que mais de 90% da população maior de 20 anos tenha tido exposição ao vírus. O Brasil é considerado um país com áreas de risco para a doença.

De acordo com a Vigilância Sanitária, o último caso de Hepatite A no município ocorreu em 2012, no povoado Buriti Corrente e nos últimos cinco anos, 10 crianças foram acometidas pela doença em Caxias.

Os sintomas da hepatite A começam entre a 2ª e 6ª semana após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os sintomas da hepatite A são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).

Saiba mais

A hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite. O vírus pode ser encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada. A doença pode ser contraída das seguintes formas: água e comida contaminadas por fezes que contenham o vírus da hepatite; contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A; uma pessoa contaminada ao não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar em outros objetos ou alimentos; outras infecções comuns pelo vírus da hepatite incluem ainda hepatite B e hepatite C. (Fonte: Mano Santos/Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário