Minha Figura

Área rural de Santa Helena pede chuvas

3.2.15
Apesar de produzir uma excelente farinha, ter uma boa estrutura de feira para comercializar produtos da agricultura familiar, os agricultores do município de Santa Helena enfrentam dificuldades com a terra seca e a falta de chuvas na região.

O agricultor Francisco Rodrigues, que cultiva mandioca, milho e hortaliças, junto com outros trabalhadores, em uma área próxima à sede do município, precisa molhar todos os dias a plantação, mesmo que de forma rudimentar, manualmente, para evitar perdas na produção.
A área recebeu a visita do secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que foi ao município conhecer a Feira do Produtor Rural de Santa Helena, no último sábado (31). Ele estava acompanhado do presidente da Agência Estadual de Pequisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Fortunato Macedo; do presidente do Instituto de Terras do Maranhão (ITERMA), Mauro Jorge; além do prefeito de Santa Helena, João Jorge Lobato, e técnicos da AGERP, prefeitura e SAF.

Antes da visita, os representantes do Governo do Estado reuniram com o prefeito e trataram sobre boas experiências e necessidades do município no meio rural. O prefeito ressaltou a qualidade da farinha produzida no local, mas que precisa de apoio na plantação da mandioca. Informou ainda que a região tem vocação para criação de animais, mas precisa de um abatedouro público para acabar com o abate em condições irregulares.

Adelmo Soares disse ao prefeito que a disposição do Governo do Estado é de ajudar os municípios, ouvir os trabalhadores, ver a situação de cada um deles, potencializar onde já tem experiência dando certo e construir outras onde não tem. Quanto ao abatedouro, ele garantiu ao gestor levar o pleito do município aos órgãos competentes do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário