Setur participou de encontros em São Paulo na
área do turismo.
A votação para a escolha da sede da 32ª
Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do
Turismo (PRT) definiu, de forma unânime, o Maranhão. O anúncio foi feito
durante encontro em São Paulo, nessa terça-feira (1), e teve a presença do
secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior.
O encontro, organizado pelo Ministério do
Turismo, busca reforçar o diálogo e aprimorar a articulação entre todas as 27
unidades da Federação. A estruturação de destinos, a qualificação e
diversificação da oferta turística do país, o fortalecimento das instâncias de
governança regionais e a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro são alguns
dos objetivos do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
Sobre a aclamação do Maranhão para sediar a
próxima reunião ordinária, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior,
afirma que pela primeira vez o Maranhão vai sediar essa reunião, o que
demonstra o reconhecimento, por parte dos outros estados, dos avanços da
regionalização dos 10 polos turísticos maranhenses. “Tenho certeza que faremos
uma belíssima e proveitosa reunião no segundo semestre em São Luís” afirmou o
gestor.
Mapa
do Turismo
Instituído no âmbito do Programa de
Regionalização, o Mapa orienta a atuação do Ministério do Turismo (MTur) na
organização de políticas públicas prioritárias. A edição de 2017 do documento,
revisado a cada dois anos, reúne 3.285 municípios, divididos em 328 regiões
turísticas. No Maranhão são 53 municípios divididos em 10 polos.
As cidades que integram esse documento são
indicadas pelos órgãos estaduais de Turismo a partir de critérios estabelecidos
de forma colaborativa com o MTur. O prazo para cadastramento, edição e inserção
dos documentos exigidos vai até 30 de julho. Em agosto de 2019, o novo mapa do
turismo será apresentado.
Rede
de Inteligência de Mercado no Turismo
A SETUR também participou, no mesmo dia, do
8° Encontro da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) ocorrido na
capital paulista. Trata-se de um encontro entre os interlocutores de turismo de
todo o país para análise de informações e compartilhamento de experiências para
orientar a promoção dos destinos turísticos e ampliar a profissionalização do
marketing turístico do Brasil. (Da assessoria)
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