Minha Figura

Projeto "Mais Lazer para Todos": Parceria entre Prefeitura de Coelho Neto e Governo do Estado

6.3.18

A parceria entre o Prefeito Américo de Sousa e o Governador Flávio Dino resultou na inclusão do município de Coelho Neto, neste segundo ano de edição, do Projeto "Mais Lazer para Todos".


O Secretário de Esporte e Lazer, de Coelho Neto, Adailton Lima, recebeu a informação de que o município seria agraciado pelo Projeto, na última sexta feira (02), durante a solenidade de abertura dos JEM'S que aconteceu em São Luís. A informação foi confirmada pelo próprio coordenador do Projeto "Mais Lazer para Todos", Gislenaldo Moreira, conhecido no meio esportivo maranhense como "Gigi".

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) desenvolve o Projeto “Mais Lazer para Todos”, que engloba a realização de atividades físicas, jogos e recreação. O projeto visa desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para população maranhense.

Durante a realização do projeto, há também apresentações culturais e artísticas, bem como brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As ações são realizadas no período de quatro dias, iniciadas com uma visita técnica e capacitação de agentes de esporte e lazer direcionada aos gestores, estudantes, professores e agentes comunitários para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios.

As atividades são diversificadas de acordo com a realidade local de cada município, sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a participação de pessoas com necessidades especiais. O projeto tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos.

O cronograma do Projeto “Mais Lazer para Todos” inclui visita técnica com gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e parte da população para apresentação das ações, bem como seleção do espaço físico para as atividades e alinhamento das competências das partes envolvidas.

A partir do segundo dia, estudantes, profissionais de Educação Física, professores e agentes comunitários são contemplados pelo curso “Capacitação em lazer”, que habilita novos coordenadores para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios. A capacitação engloba teoria e prática e conta com a carga horária de 20 horas certificadas.

No último dia de ação, o município vivencia o ‘Manhã de Lazer’, com atividades desenvolvidas pela equipe do projeto e pelos participantes do curso de capacitação. Entre as atividades, aula de alongamento, ginástica, exercícios físicos, voleibol, handebol, basquete, futebol de travinha, futsal, tênis de mesa, pula corda, corridas, jogos de dama, dominó, xadrez, capoeira, desenho, pintura, montagem e colagem.

“O Governo do Estado, a partir deste projeto, proporciona aos municípios o resgate cultural de brincadeiras antigas e estimula os princípios de amizade e da coletividade, valores importantes na formação do ser humano”, disse Gigi Moreira, assessor técnico da Sedel e coordenador do Projeto. (Secom/Prefeitura de Coelho Neto)

0 comentários:

Postar um comentário