Minha Figura

Na Semana da Água, estudantes visitam Estação de Tratamento de Água em Caxias

26.3.18

Cerca de 50 estudantes das unidades integradas municipais Guiomar Cruz Assunção, Jacira Gonçalves Vila Nova e Marinalva Soares Guimarães tiveram uma aula diferente na sexta-feira (23). Eles visitaram a Estação de Tratamento de Água localizada no bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

A visita faz parte da programação da Semana da Água, que tem como tema "Plantando o futuro com as sementes de hoje", que será realizada até a próxima terça-feira (27). Uma realização da Prefeitura de Caxias, por meio do SAAE, das secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Urbanismo.

Para Juarez Júnior, assessor de educação ambiental da Secretaria de Educação, essa atividade é uma forma de mostrar aos adolescentes o quanto é complexo o tratamento da água. "Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a educação ambiental é a única forma de mudar o futuro. A partir do momento que esses estudantes conhecem de perto todo o tratamento da água, eles vão passar a utilizá-la de forma mais consciente, preservando e evitando o desperdício, além de repassar esse aprendizado para os outros colegas e os familiares", disse ele.

Até chegar às residências dos consumidores, a água passa por diversas etapas durante o seu tratamento na ETA Volta Redonda, que envolve a captação no Rio Itapecuru, coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, correção do PH, fluoretação, armazenamento nos reservatórios e distribuição. Um processo que envolve custos com energia, produtos químicos e mão de obra, para assim, garantir que água esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.

Para a direção do SAAE, cuidar do meio ambiente é pensar nas gerações futuras. Somente no ano passado a autarquia abriu as suas portas para mais de 500 alunos e a comunidade em geral conhecer na prática o trabalho dos seus profissionais.

De acordo com o coordenador de produção do SAAE, o químico industrial Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. "É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. Esclarecemos e orientamos como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e saem como multiplicadores da importância da água tratada para a população", afirma.

E a programação da Semana da Água continua. Na manhã desta segunda-feira (26), estudantes das escolas Arlindo Fernando de Oliveira, Coelho Neto e Antenor Viana Júnior terão a oportunidade de conhecer o processo de tratamento da água durante a visita à Estação de Tratamento do SAAE localizada no bairro Ponte.

Fonte: Ascom/ SAAE

0 comentários:

Postar um comentário