Minha Figura

Prefeitura assina convênios com Incra para recuperação de estradas vicinais de Caxias

12.3.18

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão e a Prefeitura de Caxias assinaram, nesse sábado (10), dois convênios para a execução de projetos que darão condições de trafegabilidade e mobilidade a assentados, facilitando o acesso dentro dos assentamentos do município, bem como as principais estradas de acesso à zona urbana.


Os projetos contemplados nos convênios foram elaborados pela equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura de Caxias, com apoio da Secretaria Adjunta de Planejamento, e beneficiarão, principalmente, os assentamentos do Incra (PAs), para a recuperação de 98 quilômetros de estradas vicinais.

De acordo com o superintendente do Incra/MA, George de Melo Aragão, "essas obras vão facilitar o escoamento da produção, melhorar a vida das famílias assentadas e contribuir para o desenvolvimento do município".


A liberação do recurso federal contou com apoio do deputado federal Cléber Verde. "Nem todos os municípios estão aptos a celebrar convênios. Quando você não regulariza a situação fiscal do município, você fica impedido. E aqui é diferente, o prefeito tem mantido a prefeitura regular, em condições de receber novos convênios e isso é muito mérito da prefeitura, do prefeito e de sua equipe", destacou o parlamentar.


Cléber Verde parabenizou também os vereadores por solicitarem "que essas ações cheguem até os assentamentos rurais do município".

"Hoje, além de tantos outros benefícios já feitos, Cléber Verde traz o Incra para assinar um convênio de mais de R$ 3 milhões para que possamos recuperar as estradas vicinais da nossa zona rural. Portanto, nossa cidade ganha e, sobretudo, o povo, com essa ação do deputado e do prefeito Fábio Gentil que tem feito uma excelente parceria", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Catulé.


Ainda no pronunciamento do deputado federal, um desafio e apoio à prefeitura para dar celeridade à regularização fundiária. "Já temos um trabalho bem avançado em relação à regularização fundiária da zona urbana, mas nesta parceria do Incra e prefeitura, com apoio muito forte e decisivo do deputado, iremos estender também à zona rural, principalmente para as áreas de assentamento. Quem ganha com isso são os proprietários que têm sua situação de fato e agora vai ser regularizada de direito", frisou o secretário de Governo, Catulé Júnior, responsável pelo Programa de Regularização Fundiária.


Segundo o prefeito de Caxias, a próxima etapa dos convênios será a licitação de empresa para execução dos serviços. "Vamos dar condições para que o homem do campo realmente possa trazer toda a produção para a cidade. Como sabemos que isso poderia, na contratação eventual de um carro, tornar o produto mais caro, o município de Caxias, através da prefeitura, irá oferecer ao homem do campo essas condições, de trazê-lo para que ele possa oferecer na cidade os seus produtos", acrescentou Fábio Gentil. (Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário