Na Semana da Água, estudantes visitam Estação de Tratamento de Água em Caxias

26.3.18

Cerca de 50 estudantes das unidades integradas municipais Guiomar Cruz Assunção, Jacira Gonçalves Vila Nova e Marinalva Soares Guimarães tiveram uma aula diferente na sexta-feira (23). Eles visitaram a Estação de Tratamento de Água localizada no bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

A visita faz parte da programação da Semana da Água, que tem como tema "Plantando o futuro com as sementes de hoje", que será realizada até a próxima terça-feira (27). Uma realização da Prefeitura de Caxias, por meio do SAAE, das secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Urbanismo.

Para Juarez Júnior, assessor de educação ambiental da Secretaria de Educação, essa atividade é uma forma de mostrar aos adolescentes o quanto é complexo o tratamento da água. "Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a educação ambiental é a única forma de mudar o futuro. A partir do momento que esses estudantes conhecem de perto todo o tratamento da água, eles vão passar a utilizá-la de forma mais consciente, preservando e evitando o desperdício, além de repassar esse aprendizado para os outros colegas e os familiares", disse ele.

Até chegar às residências dos consumidores, a água passa por diversas etapas durante o seu tratamento na ETA Volta Redonda, que envolve a captação no Rio Itapecuru, coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, correção do PH, fluoretação, armazenamento nos reservatórios e distribuição. Um processo que envolve custos com energia, produtos químicos e mão de obra, para assim, garantir que água esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.

Para a direção do SAAE, cuidar do meio ambiente é pensar nas gerações futuras. Somente no ano passado a autarquia abriu as suas portas para mais de 500 alunos e a comunidade em geral conhecer na prática o trabalho dos seus profissionais.

De acordo com o coordenador de produção do SAAE, o químico industrial Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. "É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. Esclarecemos e orientamos como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e saem como multiplicadores da importância da água tratada para a população", afirma.

E a programação da Semana da Água continua. Na manhã desta segunda-feira (26), estudantes das escolas Arlindo Fernando de Oliveira, Coelho Neto e Antenor Viana Júnior terão a oportunidade de conhecer o processo de tratamento da água durante a visita à Estação de Tratamento do SAAE localizada no bairro Ponte.

Fonte: Ascom/ SAAE

0 comentários:

Postar um comentário