Minha Figura

São Pedro dos Crentes tem a maior incidência de casos de dengue do MA

7.3.24

Com 2.399 casos para cada 100 mil habitantes, São Pedro dos Crentes é a cidade maranhense com o maior coeficiente de incidência de dengue no Maranhão. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

Outros municípios também aparecem entre as maiores incidências do estado. Benedito Leite (479,2) e Sítio Novo do Maranhão (309,7), tem alta incidência da doença, enquanto São João dos Patos (254,5) e Monção (236,2) estão em níveis próximos de alerta de epidemia de dengue.

Os dados do governo do estado compilam as notificações até a semana epidemiológica 9, que se encerrou em 6 de março. Nestas nove semanas, o Maranhão registrou 2.216 casos de dengue, sendo 1.643 casos prováveis e 573 casos confirmados da doença. Neste período, o Maranhão teve uma morte confirmada e outras 10 seguem em investigação.

O coeficiente de incidência atual é de 617,5 casos/100 mil habitantes no país. O coeficiente é diferente do número absoluto: São Luís tem 165 casos confirmados, mas de forma proporcional em relação ao total da população, a situação mais grave é em São Pedro dos Crentes, que teve menos de 135 notificações.

Isso porque o cálculo para determinar a incidência de casos de dengue é feito da seguinte forma: número de casos, dividido pela população do último censo do IBGE, multiplicado por 100.000 habitantes.

Tipos de dengue no Maranhão

O alerta epidemiológico destaca ainda que, até o momento, existe a circulação de dois sorotipos do vírus da dengue (DEN 1 e DEN2), no Maranhão. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o primeiro tipo, DEN-1 é o que mais a população brasileira e é considerado o mais transmissível podendo causar grandes epidemias.

Apesar disso, ele é considerado o tipo que causa menos gravidade nos enfermos. Segundo a Fiocruz, o DEN-2 é mais agressivo e responsável pelas consequências mais preocupantes da dengue.

A ordem de potencial gravidade é: DEN-3, DEN-2, DEN-4 e DEN-1, do tipo mais perigoso para o menos.

Mais sorotipos, mais risco

Quando uma pessoa adoece com dengue, tendo entrado em contato com qualquer um dos quatro tipos do vírus, e se recupera, ela passar a ficar imune aquele tipo.

No entanto, ela ainda pode adoecer outras três vezes, caso seja infectado pelos outros tipos de dengue restantes.

Ao se infectar pela segunda vez, o paciente corre grandes riscos de desenvolver formas mais graves da doença, inclusive a mais perigosa delas, conhecida como dengue hemorrágica. (DifusoraON)

0 comentários:

Postar um comentário