Minha Figura

Cortejo dos grupos de reisado percorre Centro Histórico de Caxias

6.1.18
A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude realizou na manhã de sexta-feira (5) o 1º Cortejo dos grupos de reisado de Caxias. A concentração foi no Centro de Cultura, onde os integrantes dos grupos de reisados das zonas urbana e rural serviram-se com um café da manhã ofertado pela secretaria. Logo depois, os grupos se reuniram no Salão Nobre do Centro de Cultura, onde iniciaram a manifestação folclórica, andando em círculos e em preparação para o cortejo.

"Antigamente os grupos de reisado brigavam quando se encontravam. Hoje estão todos unidos fazendo o cortejo, e é o primeiro ano que se faz o cortejo em Caxias", disse o produtor cultural Pelé.

"Para nós é um resgate de humanidade, de reconhecimento. Desde o início do governo o prefeito tem pedido a valorização das pessoas e da cultura de raiz, e assim temos feito. Temos nos organizado, esse é o 1º evento do ano envolvendo essa cultura de raiz e planejamos nos anos seguintes eventos como esses com pessoas que têm uma essência cultural muito forte", destacou o secretário de Cultura, Arthur Quirino.

Os grupos saíram da Praça do Pantheon, passaram em frente à Igreja da Matriz, Praça Gonçalves Dias, Igreja de São Benedito percorrendo o Centro Histórico de Caxias até a Igreja da Matriz novamente, onde foram realizadas as apresentações de cada grupo folclórico.

"Todo ano estamos com essa festa na rua. O nosso grupo esse ano está fazendo 24 anos de festa. Só temos que agradecer a Deus e aos Santos Reis. Estamos vendo uma festa mais evoluída, trouxemos os brincantes da zona rural, esse ano está mais bacana", disse Sebastião Chinês, produtor cultural do grupo "Encanto da Terra", do bairro Campo de Belém.


Festa dos Santos Reis

Os festejos em alusão aos Santos Reis são tradicionais e remontam a tradição católica, simbolizando o momento em que os Três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltasar) participaram de uma viagem até encontrarem o esconderijo onde estava o menino Jesus para lhe prestar homenagens e levar presentes. Historicamente, se comemora o nascimento de Cristo como tendo ocorrido em 25 de dezembro, no Ocidente, sendo que a visita dos Três Reis Magos ocorreu em 6 de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário