Minha Figura

Na tribuna da Câmara, Fábio Gentil apresenta denúncia de médico do Hospital Geral de Caxias: “O que ele relata é bastante grave”

29.4.14
Vereador Fábio Gentil
O vereador Fábio Gentil usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira, 28, para apresentar aos vereadores uma publicação feita por um médico do Hospital Geral (Glauto Tuquarre), em que o mesmo faz graves denúncias sobre o único hospital de urgência e emergência do município.

As denúncias feitas pelo médico oncologista do Hospital Geral são graves e devem ser apuradas por esta Casa”, disse Fábio Gentil conclamando os colegas, que são em sua grande maioria, governistas, a tomarem uma posição para os desmandos no Hospital Geral que o oncologista enumera em desabafo no facebook. “Assistimos recentemente, numa cidade do interior do Maranhão, a Câmara dos vereadores cassar a prefeita por contas dos desmandos existentes na cidade”, lembrou Fábio que obteve dos colegas da base governista o silêncio como resposta.

Em aparte, o vereador Catulé disse que a situação da saúde é de calamidade e ressaltou as condições de trabalho dos médicos, que, segundo ele, enfrentam problemas de atraso de salários. “Os médicos estão há muito tempo com dois, e até três meses de salários atrasados, o que faz com que nossa cidade perca bons profissionais de saúde que são valorizados em outros municípios”, relatou Catulé.

Assim como o médico oncologista Glauto Tuquarre, outros 3 colegas da mesma área também estão indignados com a situação da administração e já pediram demissão.

E o prefeito ainda anuncia a construção de um Centro de Oncologia no HGM, mas a situação vai ficar difícil, pois os médicos que poderiam trabalhar no setor já estão pedindo demissão por conta do descaso do setor”, lamentou Fábio Gentil.

Leia abaixo o desabafo do médico Glauto Tuquarre publicado no facebook (os trechos em destaque são nossos) e que foi lido por Fábio Gentil na tribuna da Câmara:

A SAÚDE DO MUNICÍPIO: DENÚNCIAS DO MÉDICO GLAUTO TUQUARRE. “Se o Serviço de Oncologia não funcionar em Caxias, não será culpa do Papa, de Deus, nem do diabo”

Glauto Tuquarre  - Tem que avisar isso para o pessoal que comanda o geral e quem vai ficar responsável pela alta complexidade, pois vêem o sofrimento do povo e não fazem nada . Esta semana 3 médicos que trabalham na oncologia anunciaram que vão sair, mas com certeza o maior problema é a falta de condições de operar no Geral. Mas a ortopedia tem uma sala vip, que sempre funciona e nunca para!

Glauto Tuquarre - Pelo fato de 3 médicos da oncologia(entre eles o mastologista ) anunciarem a sua saída esta semana por falta de condições de trabalho e não salário e NUNCA EXIGINDO COOPERATIVA.. Me permito fazer as seguintes colocações.
Se o Serviço de Oncologia não funcionar em Caxias, não será culpa do Papa, de Deus, nem do Diabo e muito menos de nenhum político . Será culpa de alguns profissionais que acham que podem ser tudo, de pediatra a geriatra, tudo ao mesmo tempo, e que ainda se colocam como vítimas. Será culpa destes profissionais que não exigem condições mínimas de trabalho, para os quais o mais importante é o salário no fim do mês (de preferência com aumento). Se deixar, farão até quimioterapia, só pensam em dinheiro e em tirar daqui os médicos/enfermeiros que se interessam em fazer a coisa funcionar. E no final, por só restarem eles mesmos, fazem o que querem.
Trecho da publicação original de
Glauto Tuquarre no facebook

O povo que se dane.

Agora chegou a hora de mostrar para as pessoas o que realmente acontece, pois quem sofreu, está sofrendo e vai sofrer são eles: o povo, os pobres pacientes de Caxias. Por favor, senhores profissionais a quem me refiro, larguem seus empregos. Há pelo menos 10 querendo entrar em seus lugares e se tiver concurso haverá no mínimo 100.Seus salários são ótimos. E não precisamos que montem uma cooperativa para que ganhem mais dinheiro com o trabalho dos outros (percentagens) e inibam quem discorda de vocês.

Alguns podem achar errado expor tudo isso aqui, mas se nos colocarmos no lugar do paciente e de sua família (como um caso de CA de língua que foi inadvertidamente mandado pra casa com um tampão e sangrando), verão que tenho razão.

Chegou a hora de mudanças efetivas no Hospital Geral de Caxias. É hora de os médicos viciados no atual sistema e que não aceitam mudanças (estes que já comandam este Hospital há muito tempo) saírem! São basicamente cinco médicos, que juntos não somam 5 anos e três meses de residência. Ou seja, são poucos e, desses, só um é filho da Terra, sendo que este "filho da terra", por sua vez, nem mora mais em Caxias. O que mais dificulta e lidera tudo é o verdadeiro comandante (de fato, não de direito) do Centro Cirúrgico.

Chega dessa situação ruim criada para dificultar a vinda de médicos de fora e com maior formação. Caxias cresceu, adequem-se ou dirijam-se para cidades menores! Vocês são os grandes culpados da atual situação. E não interessa onde moram, onde nasceram, etc. O que interessa é como vocês tratam quem mora em Caxias. O Hospital Geral precisa, no comando, de um médico com no mínimo 2 anos de residência ou titulo de especialista e que seja comprometido com a POPULAÇÃO . É O COMPROMISSO COM A TÉCNICA E A ÉTICA. Quem não tiver os dois por favor não se habilite.
Dando um exemplo mais comum, como um advogado pode ser chefe de escritório se não tem o título da OAB.Só pela força? Pelo medo?

E, ainda, não dá mais pra suportar os enfermeiros subjugados e que não aceitam mudanças, que comandam as enfermarias somente no período da manhã, vivendo uma vida profissional baseada em folgas para se omitir diante de tanta coisa errada. É necessário que saiam e vão para as unidades básicas.

Conclusão: acho que todos os diretores e todos aqueles que se impõem pelo medo deveriam sair, os seus salários são altíssimos e isso com certeza permitirá a contratação de ótimos profissionais.
Medir uma PA, um pulso , uma frequência respiratória não custa nada. Não há falta de condições de trabalho, e sim uma tentativa de piorar as coisas, evitar concursos e afastar as pessoas comprometidas com o verdadeiro SUS e com os pacientes do SUS mais necessitados.
O HG tem verba suficiente para o que está fazendo atualmente.
O povo vai ver que tenho razão e não dá para se omitir diante de tanta injustiça.

E que Deus mostre quem está certo!

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    “Profissional de coragem”. Este médico tem razão, só devem trabalhar em setores especializados médicos e enfermeiros que tenham a especialização reconhecida pelo MEC. Médicos e enfermeiros que fazem tudo, ou seja, aprenderam tudo por osmose, devem ESTUDAR e deixar de fazer falsos diagnósticos para não ceifar a vida dos que não tem condições de pagar um bom médico ou um bom plano de saúde. Estes “bons” profissionais ESPECIALIZADOS devem ter condições de trabalho, caso contrario, só iram ficar os profissionais taxados de “fazem tudo” (tudo pelo dinheiro) os verdadeiros sete um (trabalham em sete especializações, mas não tem nenhuma, somente a graduação) e quem paga a culpa e o “POVO POBRE” que são obrigados a serem atendidos por estes “POBRES PROFISSIONAIS” (os sete um).

Postar um comentário