Minha Figura

Governo Léo Coutinho ‘avacalha’ portal na internet que deveria apresentar gastos da administração num desafio claro a juiz e promotor que pregam acesso a informação

30.4.14
Nem a pau! Prefeito Léo Coutinho não mantém Portal 
da Transparência conforme a lei que o criou
Parece que alguém, muito mal intencionado, com vastos poderes na Prefeitura de Caxias, resolveu piorar o que já era péssimo. A poderosa figura quis debochar das autoridades do judiciário em Caxias que resolveram mexer na caixa-preta da atual administração municipal.

É que no último dia 20, por iniciativa do Poder Judiciário e do Ministério Público, foi realizado na Academia Caxiense de Letras um seminário com o tema “Informação é Poder”. O evento atraiu membros de conselhos comunitários, de sindicatos e associações de moradores, profissionais liberais e estudantes.

O foco do seminário foi a Lei de Acesso à Informação e o papel da imprensa na utilização dessa ferramenta indispensável na consolidação da cidadania.

Apenas despesas pequenas constam no Portal da Transparência (?!) no mês de março
A iniciativa do evento partiu do juiz Antonio Manoel Velozo e do promotor Edilson Santana de Sousa.

O que as autoridades locais defenderam na ACL (o acesso a informação), este blog já defende desde o primeiro dia que foi ao ar.

Fazemos cobranças constantes nas postagens sobre a falta de transparência do atual governo, assim como denunciamos junto ao Ministério Publico a prática recorrente dos mandatários locais. E para essas cobranças, o governo Léo Coutinho parece que dá “bananas” (o que hoje é moda).

Sendo a falta de informação na aplicação dos recursos públicos o ponto mais obscuro do governo Cada Vez Melhor (se é que se pode escolher qual o mais obscuro desse governo), parece que resolveram topar o desafio e dar uma resposta debochada para aqueles que ousaram questionar a aplicação dos recursos públicos do município.
Jornalista Jotônio Viana, juiz Veloso e promotor Edilson Santana 
mexeram em casa de maribondo ao falar de acesso a 
informação no atual governo

As despesas referentes ao mês de março de 2014, ou melhor, parte delas, já estão disponíveis no portal da transparência (?!) do município e sem a destinação de nenhum pagamento a fornecedores. Para piorar, de cerca de 10 milhões de reais recebidos no mês de março, o prefeito Léo Coutinho só disponibilizou a aplicação de R$ 2.875.049,68 (dois milhões, oitocentos e setenta e cinco mil, quarenta e nove reais e sessenta e oito centavos), restando um troco de aproximadamente 7 milhões que não tivera a destinação apresentada.

Entre as despesas de março, apenas pagamento de pessoal, de diárias e de tarifas bancárias.

A medida é uma dura resposta do Palácio da Cidade para o juiz Antonio Manoel Veloso e para o promotor Edilson Santana, e também para aqueles que foram até a sede da ACL querendo falar de corda em casa de enforcado.

Mas a resposta do governo Léo Coutinho às autoridades, e para a sociedade civil organizada, é importante para mostrar para todos que a Lei da Transparência em Caxias foi jogada no lixo há muito tempo.

Espero que a “birra” do Palácio da Cidade encontre alguma medida enérgica por parte do Judiciário para que a Lei da Transparência seja colocada em prática.

0 comentários:

Postar um comentário