Minha Figura

Repercussão do ataque a liberdade de expressão sofrido pelo blog do Sabá

24.2.14
Os jornalistas Jotônio Viana (Coluna Caxias em Off - Jornal Pequeno) e o piauiense Arimatéia Azevedo (Portal AZ) continuaram repercutindo o ataque sofrido por parte do prefeito de Caxias, Léo Coutinho, contra o titular do blog neste final de semana.

Abaixo, o destaque dados pelos dois profissionais para o assunto:


Prefeito e o blogueiro (Arimatéia Azevedo)

Prefeito Leonardo Coutinho: jornalista
responde na justiça pelas pretensas
críticas que lhe faz
O prefeito de Caxias (MA), Leonardo Coutinho impetrou 12 ações – dez criminais e duas cíveis – contra o jornalista Cláudio Sabá.

A alegação é de que o prefeito, que é procurador do Estado do Piauí, se sente desonrado com as críticas do blogueiro.

Sabá está com sorte. Na Venezuela estão matando gente que se opõe.


De pirro? (Jotônio Vianna)

Colocando as coisas em pratos limpos, a oposição caxiense faz críticas justas e injustas ao prefeito Léo Coutinho (PSB). Nem tanto no mar nem tanto à terra, portanto. Mas quem imaginaria diferente o posicionamento da oposição, se historicamente tem sido o papel dela aporrinhar o gestor o mais que puder na Princesa do Sertão?... Quando esse papel cabia ao grupo Coutinho, os Marinho também eram acossados com vara curta diuturnamente.

Logo esse sempre foi o jogo. Acuar, cassar e perseguir é o papel tradicional das oposições em Caxias. Um movimento que só cessa entre os que foram ou são cooptados pelo poder. É a regra. Quem está fora da sombra da ‘viúva’ esbraveja e chora que nem bezerro desmamado... Desse prisma, Léo Coutinho vacilou ao processar o blogueiro Cláudio Sabá na Justiça. Como uma das vozes que ecoa o estrebuchamento das oposições, e na posição de jornalista, seu comportamento é legítimo no regime democrático. Os inquilinos do Palácio da Cidade o acusam de excessos, invencionices e outros parangolés. Sim, e daí? Esperava o quê, que o blogueiro mandasse flores pela internet? E a comunicação governista, para que serve, além de propagandear os eventos oficiais? Não há inteligência por entre os corredores palacianos?

A inquirição jurisdicional de profissionais da comunicação pode até ser acolhida pela Justiça de primeiro e segundo grau, mas, pela característica constitucional inerente à matéria, será derrubada no Supremo, como se vê cada vez mais nas decisões dos membros da Corte máxima do país... E aí, terá valido essa vitória de Pirro?

Armas
Dessa maneira, não seria melhor ir a guerra combatendo os inimigos com as mesmas armas que eles usam, sem apelar aos corredores judiciais?

Carnificina

... Sim, porque a guerra de fato nem começou ainda... A carnificina se dará na campanha eleitoral que se avizinha, pois todas as ações das oposições de antes e as que acontecerão a partir de agora são tudo parte do pacote da tentativa de queimação total da imagem de ‘Galeguinho’ e do próprio grupo Coutinho.

0 comentários:

Postar um comentário