Os agricultores do povoado
Buritizinho, de Timon (MA), receberam na manhã desta quinta-feira (8) a visita
do secretário municipal de Agricultura,
Luiz Segundo, e do gerente de negócios do
Banco do Nordeste de Timon (BNB), José Neto. O objetivo foi levar ao povoado
máquina agrícola para aração e gradeação da terra, além de manifestar o apoio
da Secretaria de Agricultura para melhorias e ampliação da produção.A visita do gerente de negócios do BNB poderá facilitar financiamentos por meio do Agroamigo Mais, uma nova linha dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que estende o valor liberado para contratos com agricultores familiares. “Além de trazer a máquina, nossa intenção era fazer com que o BNB conhecesse o trabalho desses produtores e conseguir sensibilizar o banco para a liberação de financiamentos via Agroamigo Mais para a ampliação deste projeto”, conta o secretário.
Reivindicações - Ainda segundo o secretário, “a intenção era, também, ouvir as reivindicações dos produtores”. Uma das reivindicações é a obtenção de um transformador de maior capacidade para facilitar o trabalho e ampliar a área de atuação do sistema de irrigação. “A Secretaria de Agricultura se compromete em ajudar os produtores, enviando ofício à CEMAR solicitando este transformador”, afirma Luiz Segundo.
Produção no Buritizinho - No local, há o cultivo de maracujá, mamão, quiabo, maxixe, pimentinha de cheiro, abóbora e tomate. Esses produtos abastecem a despensa das famílias que moram no local e também são destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – programa por meio do qual os produtos provenientes da agricultura familiar são destinados à alimentação escolar de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: Portal Hoje).

0 comentários:
Postar um comentário