Minha Figura

Criança de 2 anos entra para as estatísticas de vitimas do câncer em Caxias

24.8.13
A pequena caxiense Ana Beatriz Lima de Sousa Rios, de apenas 2 anos, faleceu na madrugada da última quinta-feira (22), vitima de leucemia. Ela fazia tratamento contra o câncer havia há quatro meses quando foi diagnosticada a doença. Ana Beatriz estava em casa no bairro Ponte, quando teve uma crise e foi socorrida até o Hospital São Marcos, em Teresina(PI), mas, não resistiu e veio à óbito.

A morte da pequena Ana Beatriz, entra para as estatísticas de centenas de caxienses acometidos por diversos tipos de câncer, e que por falta de profissionais e de atendimento especializado em Caxias, recorrem diariamente para a capital piauiense e engordam as fileiras nos corredores do São Marcos na busca por transplante que represente a cura.

Somente nos últimos dois meses, 8 caxienses foram vencidos pelo câncer. Em julho, foram seis mortes e duas, incluindo Ana Beatriz, no mês de agosto. O detalhe triste , é que, semana passada, o avô da criança também foi a óbito vitimado por um câncer de garganta.

No caso de Ana Beatriz, várias campanhas foram feitas pela própria comunidade para arrecadar fundos que pudessem pagar a locomoção da garota e de seus pais, durante o tratamento em Teresina, bem como doação de sangue que foi necessário nos procedimentos hospitalares.

Outros casos
Naiane Rodrigues luta contra o câncer. Ela descobriu um tumor na mama no ano passado e, desde então, passa por tratamento no Piauí. Tudo começou com a dificuldade para receber o diagnóstico.

Francisca Lúcia , mãe dela, também sofre da doença e necessidade de tratamento. "Eu achava que a gente tinha que ter uma alternativa para se tratar aqui, porque para se deslocar para São Luís é muito longe. São cinco horas de viagem", reclama a dona de casa Francisca Lúcia Rodrigues.

"Nós buscamos imediatamente o serviço público de Caxias. Começamos pela Unidade Básica de Saúde, que encaminhou para o Seami, onde o oncologista de Teresina solicitou uma biópsia, cujo material foi encaminhado para Teresina. Infelizmente passaram 60 dias para que pudéssemos receber esse exame. Deu até para a gente notar que durante esse período deu para desenvolver muito mais o tumor da mama da minha esposa", conta Natanael dos Reis, marido de Naiane.

Depois de muita luta e espera, a família conseguiu o TFD - Tratamento Fora do Domicílio,, recursos liberado pelo Governo Federal, mediante autorização do município, para tratamento em Teresina.

Segundo o Portal da Transparência, o município de Caxias recebeu do Governo Federal recursos da ordem de mais de R$738,8 mil para a construção de um Centro de Oncologia, mas a cidade continua sem fazer nenhum tipo de tratamento contra o câncer. O recurso seria aplicado na instalação de estrutura no Hospital Municipal Gentil Filho, que ainda não tem previsão para ser concluída.

(Fonte: Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário