Minha Figura

Realizada VII Conferência Municipal de Saúde em Aldeias Altas

30.8.15
A Prefeitura de Aldeias Altas através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizou nos dias 27 e 28 de agosto, a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema Saúde Pública de Qualidade: "Para Cuidar Bem das Pessoas". O evento foi realizado no auditório da escolinha Padre Antonio Ferraris.

A conferência teve como principais objetivos: Impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral.

Os trabalhos contaram com a palestra magna onde foi abordado o tema do evento, na qual a palestrante Joseneide Teixeira Câmara (Doutora em Medicina pela UFG) esclareceu as dúvidas dos profissionais presentes e os ajudaram a traçar metas e objetivos a serem alcançados.

Durante o encontro, os representantes de instituições ligadas à saúde do município discutiram as diretrizes do plano municipal de saúde. Vários temas ligados à saúde foram debatidos, dentre os quais os eixos: Direito e Acesso a Saúde de Qualidade, Participação Social, Valorização dos Profissionais da Saúde e Gestão e Modelo do SUS na Atenção Básica. Após as discussões em grupo, houve a apresentação das propostas indicadas e a escolha dos delegados e suplentes para a Conferência Estadual.

O Secretário Municipal de Saúde Waldeck Pinho ressaltou que o objetivo principal da Conferência é, a partir da união da sociedade, analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito municipal e apresentar as recomendações aos Gestores do SUS. "Como a Saúde envolve todas as esferas do poder, federal, estadual e municipal, temos que apresentar nossas necessidades e defendê-las para atender as demandas de nossa população", ressalta.

O prefeito Dr. Tinoco falou das dificuldades da área, mas disse que tem consciência que evoluiu muito no setor, citando como conquistas de sua gestão a reforma e ampliação do Centro Médico e da construção de 2 unidades básicas de saúde, além da reforma de outras três UBS’s, ampliação do número de equipes do PSF, dentre outras ações que visam melhorar a qualidade de vida do povo aldeias-altense.

 “A Conferência Municipal de Saúde é um espaço onde se discute e se constrói a política de saúde de uma região. Trata-se de um instrumento legal de participação popular e uma forma de firmar o pacto entre o poder público e a sociedade por mudanças que visem à melhoria do sistema de saúde”, destacou Dr. Tinoco.

Além do prefeito e da primeira dama, Socorro Tinoco, a Conferência teve a participação do presidente da Câmara, vereador Valdeci da Sucam, vereador Itamar Soares, Alzira Lima Bastos (Gestora Regional de Saúde), Tainá Bastos Cavalcante (Conselho Estadual de Saúde), Maria Diva (Presidenta do Conselho Municipal de Saúde), coordenadores da área de saúde e secretários municipais.

ASCOM: Aldeias Altas – MA

0 comentários:

Postar um comentário