Eduardo de Almeida
Cunha e Wilma Gultelayne Ferreira Sousa, ambos professores da rede pública
municipal de ensino, com incentivo da Prefeitura de Caxias, através da
Secretaria de Educação, tiveram seu artigo científico publicado na revista
Mundo Jovem, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC -
RS).
O trabalho divulga
as ações do “Mandala Brasil: igualdade para a sustentabilidade”. Trata-se de
uma proposta de desenvolvimento de conscientização e sensibilização do
aluno/criança sobre a importância de vivenciar o lugar com princípios de
sustentabilidade desde a primeira etapa da Educação Básica.
O projeto foi
desenvolvido em uma instituição da Educação Infantil (0 a 3 anos) – Creche
Materno Infantil Vila Lobão, mas se expande a outras etapas da Educação Básica,
abrangendo alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede pública e
privada.
A realização do
projeto contou com a participação de 120 crianças e aproximadamente cem
integrantes da comunidade escolar. As metas foram avaliadas no decorrer do
projeto com campanhas e oficinas de reciclagem, confecção de canteiros (Mandala
Brasil), abertura do projeto à outras escolas vizinhas e abordagem
transdisciplinar do mesmo.
“Aplicamos
a sugestão de aulas diferenciadas usando a natureza e as quadrículas do
‘Mandala Brasil’ como pano de fundo, envolvendo pais e alunos, construindo o
conhecimento a partir de experiências reais em seu processo de elaboração.
Dentre os resultados obtidos, a melhoria da qualidade vida da criança se revela
a partir das mudanças de ações de seus pais tanto na escola quanto em seus
lares, reutilizando objetos e produtos a partir do que antes eram descartados e
não valorizados no cotidiano familiar, passando a utilizar sobras de alimentos,
folhas, esterco de alguns animais na preparação de adubos e posterior
utilização dos mesmos em plantas ornamentais, frutíferas e canteiros em seus
próprias residências”, destaca o professor Eduardo de Almeida. (Fonte: Ascom/Caxias)
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