Por Caio Motta, colaboradorMês de Julho, período de férias, onde várias famílias decidem viajar, conhecer cidades históricas, seus pontos turísticos e ver lugares novos.
O turismo é uma grande fonte de renda para várias cidades no Brasil. Em várias delas o comércio é voltado ao turismo. É inegável que o comércio tem uma alta considerável em período de férias, onde os turistas gastam bastante com alimentação, hospedagem e compras em geral.
Porém, para Caxias, os meses de férias são terríveis. A cidade fica abandonada, o comércio fica quase parado e o lucro é bem baixo. Os comerciantes reclamam bastante desse período, pois, como faltam atrativos turísticos na cidade, então as visitas acontecem cada vez com menos frequência.
| Numa "tour" pela cidade, turistas podem pensar que estão numa fazenda |
Com exceção de quem vêm visitar parentes, os turistas que a cidade recebe não vem com interesse em conhecer as belezas da cidade. Também, as belezas não existem mais. A Veneza que era ponto atrativo para turistas, está em uma reforma que não acaba nunca e se tornou centro de festas nada familiares.
Para uma cidade do porte de Caxias, isso é muito triste. Já foi citado em uma matéria anterior que esta cidade faz parte da história do Brasil, tem uma grande participação na construção do país. Mas, infelizmente, ficou para o passado junto com toda a história. A secretaria responsável deveria ter um projeto focado na preservação da cultura e atrativos para pessoas de outras localidades, já que se chama Secretaria de Cultura, Patrimônio e Turismo. O que menos se vê é um investimento no que realmente importa.
A princesinha do sertão fica jogada. Esperando que um dia toda a sua beleza seja revigorada e que seu brilho não se apague completamente. Caxias está precisando de uma mudança urgente. Em todos os sentidos, a cidade que antes tinha uma verdadeira história, agora está sendo deixada para trás. e se continuar assim, realmente ficará apenas na história.


E os filhos de Caxias estão saindo de sua cidade natal para poder trabalhar em outro lugar, outros fechando seus próprios negócios para irem trabalhar em outros lugares é lamentável a realidade da nossa amada cidade. O intuito da política é melhorar a vida da população e não somente de uma família