Minha Figura

Câmara Municipal entrega título de cidadão caxiense ao desembargador Cleones Cunha

28.11.17
A Câmara de Vereadores realizou nessa segunda-feira (27), sessão solene para entrega de Título de Cidadania Honorária Caxiense ao desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O título provém de iniciativa dos vereadores Catulé (PRB), Magno Magalhães (PSD) e Paulo Simão (DEM), através do Decreto Legislativo nº 011/2017, aprovado em Plenário e referendado pela Mesa Diretora da Casa Legislativa, no dia 20 de novembro do ano em curso.

Entre as autoridades presentes na solenidade, o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Angelo Antonio; o diretor do Fórum de Caxias, João Pereira Neto; o procurador Geral de Justiça do Maranhão, Luis Gonzaga; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), e; o secretário municipal de Governo, Catulé Júnior.

Na tribuna, o homenageado agradeceu a honraria. "Contem comigo naquilo que cabe a um magistrado, a um juiz, fazer por sua terra. Porque Caxias é também a minha terra, assim como é Tuntum, onde eu nasci. Muito obrigado pela nova certidão de nascimento que estão a me empregar", declarou o desembargador Cleones Cunha.

"É com grande satisfação, no exercício da competência me dada pelo povo de Caxias, ter a oportunidade de, por meio da concessão do título de caxiense, poder reconhecer a maestria de um grande jurista, que se perfaz na figura de um homem digno, íntegro e sempre preocupado com a distribuição da justiça em todos os seus níveis", afirmou Magno Magalhães.

Segundo o vereador Darlan (PHS), "o título de cidadão caxiense é uma honraria muito grande. Nessa noite, o desembargador Cleones Cunha ganha um galardão, um grande presente, por todo seu trabalho relevante que tem prestado para a sociedade maranhense. A cidade está em festa porque está recebendo mais um filho ilustre".

"Um dos argumentos para que esta Casa pudesse de uma forma unânime dar esse título é a dedicação e o amor que o senhor transborda, mostra ter pelo município de Caxias. O que podemos dizer que é ganhamos um novo irmão", destacou o prefeito Fábio Gentil na tribuna.

O presidente da Câmara, e também propositor do título, vereador Catulé, reforçou a importância da honraria. "Tenho certeza que vossa excelência ao sair daqui por aquela porta, além do orgulho, da satisfação, vai levando também nos ombros mais uma responsabilidade, porque vai ver Caxias com mais carinho e amor do que tinha antes, pois nesse momento passou a ser mais um caxiense. Essa honraria não é concedida pelos vereadores, ela é conferida pelo povo dessa cidade, pois nós o representamos".

Biografia

Cleones Cunha, nascido em 10 de fevereiro de 1958, na cidade de Tuntum, neste Estado, graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1981.Foi professor do Colégio Santa Teresa, em São Luís (MA); sub-diretor-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão; chefe de gabinete da Presidência deste órgão e diretor da Corregedoria Geral da Justiça.

Aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público Estadual, foi promotor de Justiça da Comarca de Pindaré-Mirim, entre os anos de 1983 e 1984. Igualmente, logrou os primeiros lugares nos concursos para professor da Universidade Federal do Maranhão, em 1985 e, no ano seguinte, para o cargo de juiz de Direito. Na magistratura, exerceu suas funções judicantes nas Comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Já na capital, foi assessor da Presidência e membro do TRE-MA. Naquela Corte Eleitoral, foi corregedor-regional Eleitoral, no período de 1993 a 1997. Em 1998, assumiu as funções de juiz corregedor da Corregedoria Geral da Justiça. Foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador em 10 de novembro de 1999.

É Mestre em Direito Canônico pelo IPDC-RJ/Universidade Gregoriana, membro da Sociedade Brasileira de Canonistas, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (Cadeira nº 25) e membro eleito para a Academia Ludovicense de Letras. Bacharel em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)/ Faculdade Católica do Maranhão.

Exerceu, no Tribunal de Justiça do Maranhão, a função de supervisor-geral dos Juizados Especiais. Em fevereiro de 2005, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, tendo a dirigido por quatro anos. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2012/2013. É presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão no biênio 2016/2017.

Fonte: Ascom/ Câmara de Caxias

0 comentários:

Postar um comentário