Minha Figura

Mutirão de cirurgia da catarata beneficiou 200 pessoas no último final de semana em Timon

21.11.17
Aconteceu no último fim de semana em Timon mais um mutirão de cirurgia de correção da catarata. A doença, que afeta a visão, pode ser corrigida com um procedimento considerado simples e que exige apenas anestesia local e nem precisa de internação do paciente. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado que chegou ao município por meio de esforços da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), e em parceria com a Regional de Saúde.

“A cirurgia de correção da catarata foi um procedimento que buscamos junto ao Governo do Estado, que disponibilizou os profissionais e todo o equipamento específico para a realização. Hoje, a maioria dos pacientes já está passando da terceira idade, e veja a importância dessa ação, em poder devolver a visão dessas pessoas através da cirurgia de catarata. Então, agradecemos o apoio do governador Flávio Dino e temos certeza de que esses mutirões vão continuar, pois estaremos sempre buscando mais alternativas para que essas pessoas recebam este serviço”, afirmou o gestor municipal de saúde, Márcio Sá.

Para o procedimento, aproximadamente 250 pessoas passaram por uma triagem que ocorreu na Policlínica. “O processo tem início com o atendimento na Policlínica, com aferição de pressão e medição da glicemia capilar para verificarmos se estão dentro do padrão recomendado para o procedimento cirúrgico”, explicou Oglaide Noleto, diretora da Policlínica.


Foram selecionadas 200 pessoas para fazer o procedimento cirúrgico, que ocorreu na estrutura do Hospital Regional Alarico Pacheco, percentual definido de acordo com o volume da população das quatro cidades atendidas.

A patologia

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas que possuem catarata têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas, se a visão prejudicada interfere nas atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata.

0 comentários:

Postar um comentário