Minha Figura

SAÚDE DO HOMEM – Campanha Novembro Azul chega ao fim em Caxias com ações na Feirinha da Gente

27.11.17
A Feirinha Gente recebeu no último domingo (26) os profissionais da Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e a equipe do Centro de Referência Especializado na Saúde do Trabalhador (CEREST), no encerramento dacampanha Novembro Azul. Os profissionais realizaram: distribuição de folders e laços azuis; verificação da pressão arterial; teste de glicemia, além da distribuição de kits de proteção.

“O Novembro Azul hoje se encerra oficialmente, foi um mês de prevenção à saúde do homem na luta contra o Câncer de Próstata. O CEREST tem sua participação prestando informações, incentivando à prevenção desse câncer, além da distribuição de informações a cerca do protocolo de Lesões por Esforços Repetitivos e prevenção de acidentes, já que aqui a gente tem um público bem importante. O homem acaba sendo um pouco negligente com sua própria saúde e o Ministério da Saúde entende que deve haver mais incentivo para que os homens procurem mais as unidades de saúde”, explicou Eliel dos Santos, coordenador do CEREST.

Para o funcionário público Raimundo Saraiva e o artesão Nethônio Bezerra, cabe aos homens abandonar o preconceito em prol da saúde.

“Eu acho interessante que todos os homens tenham a consciência que isso é para nosso bem estar. Eu acho interessante quando a pessoa quebra esse preconceito e faz o exame. O exame é necessário para manter a saúde, como todos os exames. O câncer de próstata é uma doença silenciosa que quando você descobre já está complicado. Então é necessário que você tenha a consciência de a partir dos 45 anos ou mais faça periodicamente os exames. Isso, a pessoa não vai deixar de ser homem por isso não, pelo contrário, você vai ser muito mais, porque você vai estar com sua saúde em dia, ter uma vida muito boa sem ter problema de saúde”, ressaltou Nethônio Bezerra, artesão.

“É muito importante porque a mídia está sempre chamando atenção sobre isso, as pessoas precisam procurar fazer o exame, a prevenção, hoje em dia os homens não têm que ter mais esse preconceito”, disse Raimundo Saraiva, funcionário público.

A campanha finaliza, mas os serviços continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e do PAM para homens com 45 anos ou mais, visando à prevenção ao Câncer de Próstata.

“Hoje encerra os nossos eventos, onde nós levamos a informação para outros locais. Mas nas UBS’s continua, não só esse mês como o ano todo. Eles continuam fazendo esse trabalho de prevenção, de orientação. No PAM nós temos o especialista que é o Urologista, responsável pela prevenção ao Câncer de Próstata. Que as pessoas procurem os nossos serviços para que a gente possa atender a população”, destacou Yvana Furtado, coordenadora do PAM. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário