SAAE Caxias promove ações de educação ambiental

18.11.17
Preservar para não faltar é um dos lemas de diversas ações desenvolvidas pelos colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias que periodicamente realizam atividades de preservação do meio ambiente. São ações de combate ao desperdício de água; combate às perdas; retirada de vazamentos, além de iniciativas de educação ambiental.

Na área educativa, as ações se concentram no acompanhamento de estudantes e profissionais que visitam as estações de tratamento de água e esgoto do SAAE e também palestras educativas.

Desde início deste ano, mais de 400 estudantes de escolas públicas e faculdades de Caxias visitaram a Estação de Tratamento de Água do SAAE, localizada no bairro Volta Redonda. Eles saíram da sala de aula e foram aprender com os químicos do SAAE como se faz na prática o tratamento e o controle de qualidade da água.

Para o químico do SAAE, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.

Os químicos e os técnicos do SAAE também repassam os conhecimentos do trabalho desenvolvido nas estações para as comunidades da zona rural, seja por meio de visitas técnicas, ações operacionais e também palestras educativas. No mês passado, por exemplo, o químico do SAAE, Edson Mauro, esteve realizando uma apresentação sobre o tratamento e o uso racional de água para cerca de 200 alunos, com idades entre 07 a 12 anos, da Unidade Integrada Municipal Pedro Neiva de Santana, localizada no povoado Brejinho, zona rural de Caxias.

Essa é uma parceria muito importante entre a Escola e o SAAE, uma forma de contribuir para conscientizar esses estudantes para a importância do uso consciente da água. Estamos aqui ensinando essa juventude, o futuro da humanidade, para cuidar da água na hora de beber, lavar os alimentos e assim, prevenir doenças, afinal água é saúde, água é vida”enfatiza Daniela Barrada, diretora adjunta da Unidade Integrada Municipal Pedro Neiva de Santana, localizada no Povoado Brejinho.

Para a estudante Karine Tarciane, aluna do 7º ano, da Escola Santos Dumont, localizada no bairro Seriema, a visita foi importante para conscientizar ela e os pais nos cuidados com a água. “Eu achei muito importante o trabalho dessas pessoas aqui na estação. A visita vai me ajudar a conscientizar os meus pais, na hora de lavar o carro, na hora do banho, eu vou mudar o meu banho porque eu levo mais de uma hora pra banhar”.

​Essas ações mostram a preocupação do SAAE com o meio ambiente.

“O SAAE na gestão do prefeito Fábio Gentil tem compromisso com a população de Caxias e com o futuro da cidade, e para isso, a gente tem promovido visitas técnicas, levando crianças, adolescentes e professores para conhecer de perto a complexidade do processo de tratamento de água. Dessa forma, eles vão valorizar esse bem precioso que é a água. Não podemos apenas aumentar a produção de água tratada, a gente precisa ensinar a evitar desperdícios porque o meio ambiente precisa de uma população que tem respeito e atitudes de preservação”, explica o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, diretor do SAAE. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário