Minha Figura

CCZ Caxias imuniza mais de 3 mil animais no dia ''D'' da Campanha Antirrábica

4.9.17
Sábado (2) foi o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Durante todo o dia, os donos de animais domésticos levaram seus cães e gatos às unidades básicas de saúde e à Unidade de Vigilância de Zoonoses para vacinar os seus melhores amigos, como fez Artenize Sousa. "Nós vacinamos todo ano, não só contra a raiva, mas as outras vacinas também eu faço questão de dar para minha cadela. É importante para não transmitir doenças para o ser humano", disse ela.

A recomendação é sempre levar os animais para imunizá-los, como faz Pedro Rodrigues, todos os meses. "Eu trago todo mês para ter saúde para nosso melhor amigo, para não ter certos tipos de doenças. Que você possa vir vacinar seu cachorro ou gato aqui no Centro de Zoonoses, é só segurar e pronto", lembrou Pedro.

A vacinação é a forma mais adequada para eliminar as chances de transmissão da raiva, como explica a médica veterinária Sayenne Ferreira. "É um vírus letal, quer dizer que ele não tem cura, pode levar à morte do animal. A forma de transmissão para os seres humanos é através da mordedura. É importante vacinar seu cão e seu gato para evitar essa transmissão para o ser humano", destacou.

A expectativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é chegar 100% de vacinas aplicadas até o final de setembro, o que corresponde a aproximadamente 50 mil animais imunizados. Ano passado a cobertura chegou a 96,68%, quase 42 mil animais vacinados. Mesmo após a campanha, o CCZ continua sendo um posto permanente de vacinação.

"Nós queremos ver 100% dos animais vacinados. Na zona rural começamos a partir da segunda-feira (4). Vamos fazer um trabalho de mutirão de casa em casa. Dizemos que o cão e o gato são os nossos melhores amigos, mas eles não sabem disso. Quem tem a consciência de que tem que ter o animal vacinado somos nós, então traga seu animal a um posto mais próximo da sua casa. Aqui na UVZ no CCZ temos vacina de segunda a quinta-feira, pois somos um posto permanente", explicou Natanael dos Reis, coordenador do CCZ.

Os números divulgados pelo Centro de Controle de Zoonoses dão conta de que somente no dia "D" foram vacinados 2.424 cães e 770 gatos, totalizando 3.194 animais. (Ascom/Caxias)

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias

0 comentários:

Postar um comentário