A reportagem sobre esquema de notas frias na
cidade de Anajatuba (MA), é motivo do nervosismo dos ‘empreendedores’ na
princesa do sertão.
Até pouco tempo “puxando a cachorrinha”, tem fornecedor
da Prefeitura de Caxias ostentando um padrão de vida que impressiona.
A bonança que estão vivendo está deixando
muita gente curiosa.
Carrões, sítios e gastos milionários com
lazer ouriçam os vizinhos.
Mas nem tudo tem sido felicidade desde a
matéria sobre corrupção numa cidade maranhense.
É que por ser no Estado, pensava-se que a
equipe do Fantástico, para não perder a viagem, também faria o “show da vida” na
cidade e isso deixou alguns na base do tranquilizante.
Mesmo não sendo a Prefeitura de Caxias
investigada, a empresa envolvida no escândalo de Anajatuba tem ‘negócios’ dos
mais variados desde a ascensão da família Coutinho ao poder no município.
Ainda não foi dessa vez, mas estão chegando
perto, bem perto...
Caro Blogueiro. Olha que ai o cumulo do ridículo. O que tem haver estatísticas sobre homicídio com Silvino. Com guarda municipal e com o prefeito.
seguranca caxias
Segundo estudo realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania do município, baseado em dados da Vigilância Epidemiológica e Polícia Militar, a taxa de homicídios em Caxias nos anos de 2013 e 2014 apresenta uma significativa redução, considerando os números do ano anterior.
Em 2012 a taxa de homicídios era de 53,77% para cada 100 mil habitantes. Em 2013 este índice baixou para 38,08%. Este ano, até o mês de setembro, esta taxa está em 27,4%.
De acordo com o secretário de Segurança, Silvínio Rocha, essas sucessivas reduções se devem a vários fatores, entre eles, a melhoria na iluminação pública, a intensificação do combate ao tráfico de drogas pelas polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária. Além disto, houve a implantação do Gabinete de Gestão Integrada e do Sistema de Videomonitoramento. Outras iniciativas como a adoção de políticas públicas transversais desenvolvidas pelas Secretarias de Esporte, da Mulher e Ação Social têm impacto preventivo direto nos índices de segurança.
Para o secretário de Segurança Pública, as taxas ainda estão altas quando comparadas com o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Porém, houve avanços haja visto a contribuição do Município no setor de Segurança, que compete ao Governo do Estado. “Caxias seguramente é o único município do estado do Maranhão que tem participado ativamente das discussões e das ações voltadas para a segurança pública”, conclui o secretário.