Minha Figura

SAÚDE – Caxias implanta de modo pioneiro a Planificação na Atenção Especializada no Estado do Maranhão

20.9.17
O Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI) passou pelo processo de Planificação, sendo uma referência em atendimento a gestantes e crianças menores de 02 anos de alto risco, onde o público alvo é referenciado através das Unidades Básicas de Saúde e Maternidade Carmosina Coutinho.

As instalações foram adequadas para a execução do trabalho, o prédio foi todo reformado e o atendimento tradicional do CEAMI continua funcionado normalmente.

Caxias é pioneira no maranhão a implantar a Planificação na Assistência Especializada e vai servir de laboratório no Estado.

Dona Juvanete Silva de 43 anos foi a primeira a ser atendida pelo novo serviço, ela está em sua segunda gestação, sendo considerada uma gravidez de alto risco. A paciente foi encaminhada da UBS da Cohab para o acompanhamento no novo CEAMI, agora planificado para o serviço especializado.

“Tenho uma boa expectativa quanto ao serviço e hoje foi o início de tudo. O que vimos aqui foi uma organização, a presença dos profissionais e a disposição deles; tem tudo pra ser um modelo de atendimento, e estamos com a confiança que vai ser muito bom para todas as gestantes, estou muito satisfeita”, disse dona Juvanete.

Assim como dona Juvanete, todas as gestantes que foram encaminhadas são recebidas no ponto de apoio, acolhidas por equipe de enfermagem e, em seguida, passam pelo circuito de atendimento com equipe multiprofissional com 07 espacialidades distintas, sendo elas: Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Assistente Social, Pediatria e Obstetrícia.

O serviço vem sendo acompanhado e monitorado desde o início de sua implantação por importantes órgãos de saúde como: CONAS, MINISTÉRIO DA SAÚDE E A ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. O CEAMI é referenciado para atendimento à região de saúde de Caxias, que abrange as cidades de: Aldeias Altas, Afonso Cunha, Burití, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

Caxias passa a ser referência neste tipo de atendimento, onde as usuárias são atendidas com dia e hora marcadas, sem filas e sem demora. O serviço teve início na manhã da última segunda-feira (18/09), onde a direção do Centro apresentou o novo serviço aos usuários presentes e logo após foi oferecido a todos um café da manhã.

A diretora Administrativa do Centro Especializado, Kalyanne Paiva, falou sobre o processo de preparação para o início do funcionamento.

“Estivemos em capacitação, treinamento e monitoramento, e isso nos incentivou a trabalhar mais ainda para fortalecer um dos setores prioritários que é a saúde de nossas gestantes e crianças de alto risco. O dia foi importante e percebemos a satisfação no rosto das gestantes; foi um dia bem produtivo, um dia feliz”, concluiu. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário