Minha Figura

Desfile cívico reúne centenas de pessoas no povoado Nazaré do Bruno

5.9.17
Durante toda a manhã desta terça-feira (5), aconteceu no povoado Nazaré do Bruno o desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. Com a participação de 10 escolas da localidade, banda Lira Municipal e bombeiros civis, a comemoração reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, alunos, professores e a comunidade em geral.

O tema do desfile cívico foi "Cultura de paz na escola para um mundo melhor". "Nosso objetivo é mostrar à sociedade o quanto a escola, formadora de opinião, vislumbra um olhar frente aos alunos, seus pais e a comunidade como um todo, para identificar a ordem para se chegar o progresso, da cidadania", explicou a diretora da Unidade Integrada Municipal Nossa Senhora de Nazaré, Edna Souza.

Dentre as autoridades presentes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o secretário de Governo, Catulé Júnior, e a secretária de Educação, Ana Célia.


"Isso é uma data cívica, que antes não era comemorada, não era reverenciado o 7 de setembro. E nós, quando chegamos aqui há 16 anos, começamos a modificar isso. Primeiro compramos, com recurso próprio, uma banda para a escola. Depois fizemos com que todas as escolas da região, principalmente do Baixo Parnaíba, participassem desse grande dia. Para isso, era necessário que nós tivéssemos professores e diretores comprometidos com a educação. E hoje as escolas que compõem esta região estão aqui presentes para reverenciar este 7 de setembro, para mostrar que a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, com o apoio do vereador Catulé e, sobretudo, dos professores, estão organizados para comemorar todas as datas, cívico ou não, que merecem a participação da comunidade, que dá seu apoio total a todos os eventos", comentou o presidente da Câmara.

De acordo com o prefeito Fábio Gentil, "é importante o evento da Prefeitura na zona rural. É uma demonstração do compromisso que o governo tem na valorização da educação. Satisfação maior de mostrar a independência da nossa cidade e do país, e ver a alegria estampada nos rostos das crianças que nunca tiveram essa oportunidade".

Para o secretário Catulé Júnior, "é salutar a iniciativa da descentralização do desfile cívico. Nazaré do Bruno é o povoado mais populoso da zona rural e merece esse momento, bem como a presença do prefeito, juntamente com o presidente da Câmara e alguns membros do governo abrilhantando o evento".

"Preciso parabenizar todas as pessoas do Nazaré do Bruno e povoados adjacentes, porque a família estava reunida em torno de um tema especial que é a paz. E vi durante todos os desfiles um arsenal de ideias, de proposições para trabalharmos nas escolas", avaliou a secretária Ana Célia.


Fonte: João Lopes/Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário