Minha Figura

COELHO NETO - CRAS realiza atividades para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

13.9.17

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, promoveu diversas ati­vidades com as crianças que frequentam o SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Dia 04/09 – Palestra – Tema: “Os diferentes tipos de famílias” – Abordada pela Assistente Social, Josineia Lima.

O objetivo da Palestra foi explicar sobre os distintos tipos de família e seu contexto social. Para finalizar o momento, as crianças soltaram a imaginação e apresentaram suas famílias através de criativos desenhos, sendo posteriormente analisados pela Psicóloga, Jéssica Karol, com o intuito de saber como são as famílias e o que precisa ser trabalhado.


Dia 05/09 – Exibição do filme “A importância de um irmão”.

O filme retratou questões relacionadas ao vínculo que une irmãos, ao tempo em que evidenciou sobre as estruturas dinâmicas que envolvem esse tipo de relação familiar e a construção de laços afetivos.


Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, o Programa SCFV “é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”.

Como objetivo, visa “fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”.


De acordo com a Assistente Social, Rosemere Santana, o programa vem desenvolvendo diversas atividades lúdicas, dinâmicas, culturais, com temas educativos variados, enfocando sobre o espaço de convivência e desenvolvimento de princípios relativos à cidadania, a partir dos interesses e potenciais concernentes à faixa etária. (Secom/Coelho Neto)

0 comentários:

Postar um comentário