Minha Figura

Definida programação para a derrubada e levante do Mastro de São Sebastião

8.1.15
O tradicional festejo de São Sebastião, em Caxias ganhou uma repaginada na edição de 2015. As homenagens ao santo serão divididas em dois momentos distintos; o levante do mastro e o tríduo.

A derrubada e levante do mastro que marca a abertura do festejo ocorre dia 11 de janeiro (domingo). Os fiéis seguem durante a semana participando de terços e novenas. O tríduo será nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, quando ocorre também a procissão.

O festejo é organizado pela Associação Amigos e Devotos de São Sebastião que orienta aos participantes do levante do mastro, que não exagerem no consumo de bebida alcoólica para evitar acidente como o que ocorreu em 2007, marcado pela morte de um participante, após o tronco da arvore ter se partido ao meio, no momento em que estava sendo erguido.

Por conta dessa tragédia, o mastro, que antes era erguido nos braços dos fiéis, por medida de segurança, passou a ser levantado por um guincho. Mas, tudo sem os fiéis perderem a fé e religiosidade em São Sebastião, que foi um mártir e santo cristão.

Veja a Programação para o levante e derrubada do mastro

- 5h - alvorada em frente a Capela de São Sebastião com girandola de fogos. Em seguida os devotos seguem para a reserva ambiental do Ihamum,
- 10h - Corte da arvore na reserva ambiental do Ihamum. Logo após o cortejo com o tronco até o bairro Pirajá, onde há uma pausa para o almoço.
- 15h - Fiéis seguem em procissão pelas principais ruas do centro com destino ao Largo de São Sebastião.
- 17h - Acontece o levantamento do Mastro de São Sebastião. (Fonte: Mano Santos/Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário