Minha Figura

FESTA DE ENCERRAMENTO – Campanha Outubro Rosa supera expectativas com mais de 4 mil atendimentos nas UBS’s e 1.367 mamografias realizadas

1.11.17
Rosa Xote no show de encerramento do Outubro Rosa em Caxias
Depois de um mês de atividades e mobilizações, os caxienses prestigiaram a festa de encerramento da Campanha Outubro Rosa na Praça do Pantheon, na noite do último domingo (29).

O objetivo foi incentivar a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, além do apoio das demais secretarias, a Campanha teve resultados expressivos, como apresentaram o prefeito Fábio Gentil e a secretária Taniery Cantalice.


Foram 4.336 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde; O número de mamografias mais que dobrou em comparação com a campanha passada, saindo de 638 para 1.367. No mês de outubro foram vendidas ainda 638 camisas, sendo que o dinheiro será investido na construção da sede da ANLUCC – Amigos na Luta Contra o Câncer.

“O que temos de mais importante na campanha é a saúde das nossas mulheres. O que a gente tirou de resultado foi 100% de sucesso. A gente trabalhou em todas as UBS’s, a gente trabalhou no CEAMI, PAM e tivemos um resultado muito bom. Fizemos uma comparação do atendimento do ano passado para esse ano e a gente dobrou o atendimento para as mulheres. Vamos continuar com a campanha durante toda a gestão. Todas as mulheres continuam sendo convidadas para fazerem mamografia, citologia, ultrassom mamária, pulsão, a própria biópsia se preciso for. Lembrando que estamos finalizando o Outubro Rosa, mas vai começar o Novembro Azul que é a prevenção da saúde do homem”, explicou a Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Foi uma campanha linda, foi uma campanha de sucesso! Quero cumprimentar principalmente à Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde e a ANLUCC, em conjunto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Em relação ao ano passado, os atendimentos aumentaram bastante, então isso é gratificante para nós, para a Prefeitura de Caxias. Acabou o mês de outubro, mas a campanha continua. Você mulher, vá fazer os exames, previna-se para que você possa ter mais saúde”, enfatizou Letícia Mabel, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O resultado é sempre positivo, tendo em vista que o povo caxiense tem colaborado conosco. Esse ano o resultado foi positivo. Muitos homens compraram camisetas também. Então a gente só tem a agradecer ao povo caxiense que contribuiu mais uma vez com a Campanha Outubro Rosa. Com a ajuda de todas as pessoas que vêm colaborando, vai dá pra dá o pontapé inicial na construção da sede da ANLUCC. Com o passar do tempo, a gente vai construir com certeza”, disse Adriano Medeiros, vice-presidente da ANLUCC.

O Prefeito Fábio Gentil destacou que em sua gestão a atenção à saúde da mulher tem sido uma prioridade. O município conta com 2 mamógrafos e 5 mastologistas. O próximo passo é abrir o Centro Oncológico de Caxias para prestar um melhor atendimento às mulheres. Em sua avaliação a campanha foi um sucesso.

“Uma campanha de sucesso! O Câncer de Mama é o que mais mata mulheres no Brasil. A Prefeitura de Caxias já conseguiu fazer convênio com clínicas e hoje nós temos dois mamógrafos para que a gente possa descobrir e fazer o tratamento de imediato. Nós estamos com vários mastologistas em Caxias, ou seja, todos os diagnósticos, inclusive da biópsia, nós estamos colhendo e fazendo aqui no CEAMI. Eu tenho certeza, o mês de outubro acabou, mas a campanha não para por aqui. Há uma necessidade de mostrarmos a todas as mulheres caxienses da importância do exame. Os exames continuam sendo oferecidos pelo município de Caxias durante todos os doze meses do ano. O outubro foi só para chamar a atenção da mulher para fazer o exame. Faça o exame! Porque quem ganha com isso é você. Fica aqui o nosso apoio, o nosso agradecimento, e que esse movimento possa continuar”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Durante a festa de encerramento, as mulheres do projeto Mulheres em Movimento dançaram na praça. Já no palco, várias atrações musicais, a exemplo da Banda de Música Cangaceira, dos alunos do curso de Medicina da UEMA; A banda Garagem Nacional, Dj Plínio, Banda Rosa Xote e a revelação da música caxiense, VII Marinho, que surpreendeu o público cantando os sucessos da atualidade.

Cantor caxiense VII Marinho ao lado da secretária de Políticas
Públicas para as Mulheres, Taniery Cantalice
“Me senti muito honrado quando eu recebi o convite da organização. Aceitei de imediato, amei ter participado. A gente percebeu que todo esse mês de campanha conseguiu alcançar os seus objetivos, que foi a prevenção ao Câncer de Mama. A gente está aqui para dá apoio à causa. Foi top, amei” destacou VII Marinho, cantor caxiense.

O prefeito Fábio Gentil ainda anunciou durante a festa que já tem data marcada para a inauguração de Praça Dom Luis Marelim, a Praça da Chapada. Dia 10 de dezembro os caxienses vão receber mais uma opção de lazer na cidade.

“Nós estamos trabalhando para que no dia 10 de dezembro a gente inaugure a praça. Tenho certeza que vai dá certo, nós vamos inaugurar a Praça da Chapada com um grande show, oferecendo o que Caxias tem de melhor. Quero convidar você para que junto conosco possa conhecer uma das maiores praças do Estado do Maranhão, e porque não dizer do Nordeste?!. Além de ser uma das maiores, uma das mais bonitas, que contará com: anfiteatro; fonte luminosa interativa e musical; parque de diversão para as crianças; academia ao ar livre; um sistema interessante para que você possa desfrutar o que Caxias tem de melhor. Tenho certeza que o mês de dezembro será um mês inesquecível”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário