Minha Figura

Ximenes solicita iluminação pública especial e marcação de consultas online para o Brejinho

25.9.17
Ximenes (PR) apresentou, na sessão de quarta-feira (20), dois requerimentos voltados ao povoado Brejinho. Em um, o vereador indica implantação de iluminação pública especial nas laterais da BR-316 no trecho que corta a localidade, e no outro ele pede marcação de consultas e exames online na Unidade Básica de Saúde do povoado. “Existem grandes problemas com soluções simples”, afirmou o parlamentar.

Sobre a solicitação da iluminação, o vereador disse que “nos últimos anos o povoado tornou-se local onde trafegam pessoas de todos os cantos, é ponto de descanso de caminhoneiros, lá já foi levantado índices indesejáveis de Aids, a criminalidade também não fica atrás. Passando alí a noite é muito escuro, as casas são muito distantes da BR, tem um número de alunos muito grande trafegando naquelas ruas. Todos pagam iluminação pública e nada mais do que justo em instalar, não só pelo aspecto urbanístico, mas pela segurança pública”.

Quanto ao pedido da marcação de consultas e exames online, de acordo Ximenes “é para evitar que as pessoas que são atendidas naquela unidade de saúde tenham que se deslocar de suas casas para vir à cidade. O povoado dispõe de uma infraestrutura boa de saúde, de uma internet que funciona bem, então não tem por que criar essa dificuldade para pessoas humildes sempre que for necessário. E quiçá se as unidades de saúde dos outros povoados tivessem a mesma estrutura, para que pudessem ter também um maior conforto”.

A líder da oposição, vereadora Thaís Coutinho (PSB), aproveitou o tema levantado para comentar sobre a importância de ações da Secretaria de Assistência Social na localidade que, segundo a parlamentar, “está deixando a desejar”.

Darlan (PHS) manifestou apoio aos pedidos de Ximenes. “Que nós vereadores nos unamos e vejamos a demanda daquela e outras comunidades, pois são regiões populosas”, frisou.

O presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), reiterou a solicitação de Ximenes em relação ao sistema de marcação online. “A Atenção Básica de Saúde, ou seja, a Saúde da Família, é um programa do Governo Federal muito importante, mas por este país a fora, as prefeituras ficam impossibilitadas de executar 100%. Eu sempre cobrei isso, pois tenho uma história parecida com essa no Nazaré do Bruno. Temos problemas de todas as ordens. Médico, não estou generalizando, mas não quer mais trabalhar. Eles saem daqui ou de Teresina, onde o transporte fica esperando no Brejinho, já chega 10h no posto de saúde da zona rural e às 14h já quer ir embora. E os postos de saúde também não tem o mínimo necessário para funcionar. E um médico desses, temos que fazer justiça, tem que ser quase um adivinhão, pois não tem aparelho de radiologia e nem laboratório para fazer exame, hemograma ou coisa parecida. Se nós acompanhássemos esse programa ao pé da letra, lá se fazia tudo isso e aqui não teríamos filas nos postos de saúde, nas marcações de consultas e nos hospitais. Problema simples que poderia resolver. Infelizmente o Governo Federal cria programas maravilhosos e não dá condições para os municípios. Vossa excelência está correta, porque ser governo não é só bater palmas e dizer amém, é poder cobrar e também colaborar”.

Mais

Ainda na sessão, o vereador Mário Assunção (PPS) agradeceu ao secretário de Infraestrutura, Murilo Novaes, à CITELUM e ao prefeito Fábio Gentil por atenderem requerimento de sua autoria, à pedido do líder comunitário Cleyton Lima, contemplando recapeamento completo de todas as ruas e troca de iluminação pública no Zé Castro. Segundo o vereador, a localidade foi asfaltada na gestão do ex-prefeito Humberto Coutinho e desde então “não tinha recebido mais atenção, as ruas estavam bastante precárias”. (Da Assessoria)

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Primeiro vamos resolver os problemas da zona urbana com relação a marcação de exames, não que a zona rural não mereça pelo contrário são merecedores

Postar um comentário