Minha Figura

Vereadores rendem homenagens ao IFMA Caxias por 7 anos de existência

28.9.17
Uma sessão especial, realizada na noite dessa quarta-feira (27), no Plenário da Câmara de Vereadores comemorou os 7 anos de existência do Instituto Federal do Maranhão em Caxias. De propositura do vereador Mário Assunção (PPS), a sessão reuniu autoridades, servidores e estudantes do instituto.

Na tribuna, o diretor do IFMA Caxias, João da Paixão, agradeceu a homenagem. "Esta Casa percebe a importância que tem o IFMA para o desenvolvimento científico regional". Na oportunidade, o diretor agradeceu também a iluminação implantada pela prefeitura na rodovia onde o campus fica localizado, a linha exclusiva de transporte coletivo e as parcerias com as secretarias municipais.

O secretário de Governo, Catulé Júnior, representou o executivo no ato. "Representando nosso prefeito, Fábio Gentil, trago seu reconhecimento pela importância do instituto na qualificação de nossos jovens. Por isso temos estreitado parceria que vem oportunizando grande benefício para a nossa cidade e região", afirmou o secretário municipal.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, acompanhado do pró-reitor Carlos César e do consultor Piter Dostler, também marcou presença na sessão especial. "Comemoramos mais um aniversário do IFMA Caxias. Isso faz com que nós tenhamos cada vez mais a experiência de melhorar o nosso momento na cidade. Declamamos o apoio e queremos caminhar juntos com a população de Caxias, representada pela Casa do Povo através dos vereadores, que possamos abraçar essa causa conosco", frisou.

Como líder do governo, o vereador Sargento Moisés (PSD) parabenizou o corpo docente do IFMA Caxias e declarou que "a instituição é hoje referência em educação pública e marcante para o desenvolvimento da região".

Ximenes (PR) elogiou a iniciativa do vereador Mário Assunção e disse que o "IFMA já nasceu grande, pois o campus nasceu com estrutura que não deixa a desejar a muitas universidades, faculdades e cursos tecnológicos afora".

O vereador Darlan (PHS) considerou a homenagem justa. Na ocasião, ele comentou sobre a sua participação recente no Fórum de Planejamento Estratégico promovido pelo IFMA em Caxias.

"Tivemos a honra e prazer de participar das discussões da chegada do IFMA em Caxias. Era reitor então Zé Costa, que vem da escola técnica, que é embrião de tudo isso. A instituição chegou com força oferecendo oportunidade para aquele que não dispõe de recursos para ir a universidade privada. E esta Casa, que é a caixa de ressonância da sociedade, vai estar sempre aberta para receber, para prestar as nossas congratulações", destacou o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB).

Repórter Puliça (PRB) também parabenizou o IFMA e relatou testemunhos de jovens que acham prazeroso estudar no instituto pela qualidade de ensino ofertada.

Para Mário Assunção, a sessão se justifica pela necessidade de reconhecer o trabalho realizado pelo IFMA em Caxias. "Um instituto que é público, gratuito, que permite às pessoas de baixa renda terem uma formação de qualidade e que mostra para a população de Caxias que os nossos sonhos de uma forma ou de outra se realizam".

IFMA

O IFMA foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a partir da integração do Centro Federal e Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, São Luís e São Raimundo das Mangabeiras. A missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica, por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação do cidadão e no desenvolvimento socioeconômico sustentável. A instituição oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. Atualmente, o IFMA possui 29 campi.

Campus Caxias

Localizado no Povoado Lamego, o IFMA Campus Caxias foi fundado no dia 21 de setembro de 2010 com o compromisso de ofertar formação profissional, científica e tecnológica, de modo a melhorar a realidade social e econômica da região. O município apresenta aspectos que favorecem o desenvolvimento de atividades como pecuária, agricultura, extrativismo, negócios, indústrias e serviços, bem como turismo rural. Nesse sentido, os cursos ofertados pelo Campus Caxias estão alinhados com o arranjo produtivo local.

Fonte: Ascom/ Câmara de Caxias

0 comentários:

Postar um comentário