Minha Figura

Câmara Municipal de Caxias lembra campanha Setembro Amarelo

12.9.17
Durante todo este mês acontece a campanha "Setembro Amarelo" de prevenção ao suicídio. A ação foi lembrada na Câmara Municipal de Caxias na sessão dessa segunda-feira (11).

Magno Magalhães (PSD) levantou o tema. "Estamos aqui mais uma vez para fazer o alerta desta campanha, que não deve ser somente do mês de setembro. Essa temática deve ser debatida de forma exaustiva também para que nós encontremos as melhores soluções e possamos diminuir essa estatística que tem acontecido no município de Caxias".

O parlamentar relatou que conversou na semana passada com o coordenador de Saúde Mental de Caxias, Fernando Rocha, e que este irá alinhar com o presidente Catulé (PRB) um evento na Câmara, com o fim de ampliar a discussão acerca do assunto dentro da Casa junto com a sociedade.

"É um assunto que tem sido muito discutido, mas pouco aprofundado. Creio que existe sim um componente espiritual no suicídio, mas a ciência médica diz que de cada 10 suicídios, nove ocorrem por transtornos mentais. Então, a saúde mental deve ser levada mais a sério", acrescentou Magno.

Na oportunidade, o vereador Catulé lembrou o alerta feito por ele anteriormente quanto ao tema, sugerindo "que se tornasse uma espécie de matéria constante nos CRAs, nos CAPs e na própria Secretaria de Educação".

"As estatísticas provam que a nossa cidade, proporcionalmente, está maior até que a cidade de São Paulo em relação ao suicídio. E eu aqui, por minha conta e risco, disse que Caxias está se tornando a capital do suicídio", comentou Catulé.

O presidente da Câmara reforçou a tese de Magno de que a ação não deve se limitar somente a um mês e de que requer medidas concretas. "Nós não advínhamos quem vai tomar essa atitude drástica de tirar a sua própria vida, e nem vamos prevenir. É um conselho, é um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, que vai cuidar desse trabalho", acrescentou.

Fonte: Ascom/ Câmara de Caxias

0 comentários:

Postar um comentário