Minha Figura

07 DE SETEMBRO – Mais de 10 mil estudantes caxienses desfilaram e celebraram os 195 anos da Independência do Brasil e milhares de pessoas prestigiaram o momento cívico

8.9.17
As celebrações em alusão aos 195 anos de Independência do Brasil, que historicamente representam o fim do julgo português sobre o território brasileiro, teve seu ponto alto em Caxias na manhã desta quinta-feira (07). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), o evento reuniu mais de 10 mil pessoas desfilando e outras milhares de pessoas como expectadoras da declaração de amor ao país.

A solenidade oficial com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo Prefeito Fábio Gentil; do Maranhão, pelo comandante da Polícia Militar em Caxias, Márcio Silva; e a bandeira de Caxias, pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Catulé ocorreu logo cedo da manhã, por volta das 07h30min, em frente à Prefeitura Municipal. Ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música Lira Municipal, as forças militares: Guarda Municipal; Agentes de Trânsito; Tiro de Guerra e Bombeiros Civis em posição de respeito reverenciaram os pavilhões no momento solene de hasteamento. Também estiveram presentes representantes do legislativo municipal, secretários municipais e adjuntos, coordenadores, supervisores, representantes de ONG’s e demais segmentos da sociedade civil organizada.

O desfile oficial iniciou por volta das 08h15min com revista às tropas militares realizada pelo prefeito Fábio Gentil e o vice-prefeito Paulinho. Em seguida, como autoridade máxima do município, o prefeito autorizou o início dos desfiles após passarem pelo Corredor da Independência a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito do Município. Antes da passagem das escolas, a Secretaria de Infraestrutura do Município realizou a exibição de uma campanha de conscientização para que a sociedade caxiense possa colaborar ainda mais com a limpeza da cidade.

“Fiquei muito feliz, todas as escolas fizeram desfiles lindos, a Prefeitura organizou bem o evento, tudo funcionou como devia ser, acomodou a todas as pessoas, então é uma felicidade enorme está aqui hoje”, afirmou Paulinho, vice-prefeito de Caxias.

“É tradição em Caxias essa concentração cívica de primeira qualidade. O prefeito Fábio Gentil orientou e autorizou a Secretaria de Educação a oferecer a cidade de Caxias o melhor possível, pois a população de Caxias gosta do que é bom. É uma festa bem organizada que oferece um espetáculo cívico de grande natureza, de grande envergadura. Está de parabéns a cidade de Caxias”, ressaltou Catulé, vereador e presidente da Câmara Municipal.

“Esse é o dia em que o brasileiro diz do orgulho que tem de fazer parte dessa pátria e a colaboração que ele dá no dia a dia dessa nação forte. O prefeito Fábio Gentil juntamente com a secretária de Educação e todos que fazem esse governo, esse ano, deram uma nova roupagem valorizando a todos que fazem o desfile, alunos, professores e as pessoas que vêm assistir também com mais conforto e estrutura. Há de se levar em consideração a descentralização que houve no desfile, onde nós fomos até as regiões mais afastadas da cidade valorizando, assim, todos os caxienses”, lembrou Catulé Júnior, secretário de Governo.

“É gratificante ver milhares de pessoas prestigiando um evento bonito como esse. Pela primeira vez a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social participou de frente. Foi muito bonito, todas as escolas estão de parabéns, os professores estão de parabéns e o prefeito está de parabéns. Que os próximos anos sejam melhores ainda”, parabenizou Letícia Mabel, primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Civilidade e patriotismo são palavras com as quais a gente pode resumir esse momento. A participação do poder público permitiu que todas as escolas fizessem um bom trabalho. A cidade quando anda unida com o mesmo propósito e objetivo é o ponto principal para que a gente possa desenvolver o município. A alegria externada no rosto de cada criança, de cada jovem que por aqui passou dá a demonstração da credibilidade e da confiança de que Caxias será a cidade que a gente quer”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A organização do desfile pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia determinou que as unidades de ensino estadual, municipal e federal, além das ONG’s, projetos sociais das secretarias e instituições militares e parceiras se concentrassem em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Catedral). O desfile seguiu pela Rua Primeiro de Agosto, passando em frente à Igreja da Matriz seguindo pelo Corredor da Independência, no qual se transformou a Travessa Desembargador Morato, com encerramento na Praça do Panteon.  Ao todo, 67 instituições, entre unidades municipais e estaduais de ensino, organizações não-governamentais, projetos sociais e instituições militares, além do desfile dos integrantes de todas as secretarias municipais participaram da demonstração de amor pela pátria.

Cada escola fez questão de levar para o Corredor da Independência a diversidade das temáticas que atualmente estão em destaque no país: consciência ambiental, amor, paz, inclusão social, dança, música, homenagens a escritores como Antônio Gonçalves Dias e Cecília Meireles, patriotismo, tolerância, amizade, respeito, humildade, paciência dentre outros. O objetivo era está em sintonia com a meta da SEMECT que desejou desde o início trabalhar dentro das unidades de ensino a formação humana, as riquezas do país, as belezas naturais, a valorização da família, a comunidade, a cidade, o estado e a nação.

Todas as secretarias aderiram a esse projeto, aderiram à cultura de paz, aderiram a essa Independência do Brasil. As instituições, a partir da UEMA, as organizações não governamentais, todas estão aqui! E nós agradecemos a todos”, agradeceu Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“O dia de hoje é muito especial, é o momento em que a população vai para as ruas justamente para que possam mostrar a cidadania. Para nós brasileiros é importante exercitar a nossa cidadania, manifestar a nossa participação pela nossa independência. Nós estamos perdendo valores morais dentro da sociedade e essa manifestação da sociedade civil e militar nas ruas, de amor à pátria, mostram o resgate e a busca pelo valor moral que temos na sociedade” pontuou Márcio Silva, comandante da Polícia Militar.

Milhares de pessoas prestigiaram o desfile oficial promovido em Caxias. As famílias levaram seus filhos para verem de perto e se envolverem cada vez mais com o sentimento de amor à pátria. Ambos os lados do Corredor da Independência ficaram repletos de pessoas de todas as idades que acompanharam todos os detalhes.

“Eu achei muito bom. Foi minha primeira vez. Parabéns ao Brasil pelo dia de hoje”, disse a pequena Natacha Maria, da escola Acrisio Cruz.

“Vim com a família assistir o 7 de setembro, venho todo ano. Nós devemos amar cada vez mais nosso país, nós temos que valorizar o país”, destacou Neide, moradora do Bairro Seriema.

“Eu morava aqui e fazia muito tempo que eu não vinha ver o 7 de setembro. Achei muito bonito, organizado, muita gente participando. Precisamos valorizar o país”, ressaltou Nazaré de Meneses de Paragominas, mas que está em Caxias visitando os parentes.

“Temos que amar o nosso país porque sem amor não dá! Mais amor e mais paz”, pediu Maria Reis, do Bairro Salobro.

“É uma escola de tradição, muitas pessoas já passaram pela Escola São José, que está completando 80 anos. Muitas pessoas gostariam de estar aqui e não estão. A escola está de parabéns. Diante dessa coisa toda, dessa ‘robalheira’, nós temos que ter esperança como o Papa Francisco lembrou quando ele veio. A gente não pode perder a esperança. Então a esperança que move a gente”, falou Conceição de Maria, ex-aluna do Colégio São José.

“Esse momento é de suma importância para o Brasil, é uma forma de a gente mostrar os nossos conhecimentos históricos e pedir aos governantes que olhem para esse povo sofrido, esse povo que precisa de paz, por isso, que a Escola Castro Alves veio com a temática paz; por que? Porque nós vivemos um momento muito difícil da política aqui no Brasil, então, esse dia é de suma importância porque o Brasil proclamou a sua independência, então nós estamos aqui para proclamar a paz no mundo, o Brasil tem jeito”, finalizou Lurdes Pereira, coordenadora Pedagógica do Colégio GEO.

Semana da Independência
 
O desfile teve como tema: Cultura de Paz nas Escolas por um Mundo Melhor e o lema: A escola proclamando a Independência do Brasil. Em 2017 a SEMECT descentralizou as comemorações em alusão ao 7 de setembro, realizando desfiles em cada polo educacional, tanto na zona urbana, quanto na zona rural desde o início do mês de setembro. Neste dia, 07 de setembro, ocorreu a culminância da Semana da Independência que marcou o momento em que as gestões de cada unidade de ensino realizaram o que ficou simbolizado com a declaração da independência nas escolas.

O desfile de 07 de setembro em Caxias teve tripla finalidade no ano de 2017. Primeiramente, comemorar a data cívica; em seguida, informar, formar, levar conhecimentos e atualizando informações sobre a Independência do Brasil; e em terceiro lugar, fazer com que o alunado e a comunidade educacional pudessem crescer em conhecimentos e valores. Desde o início de setembro, devido ao processo de descentralização do desfile em alusão ao 07 de setembro, a SEMECT realizou desfiles cívicos nos polos educacionais da zona urbana e zona rural do município de Caxias. Na zona urbana, foram realizados nos bairros: Trizidela, Ipem, Cohab e Volta Redonda. Na zona rural, foram contempladas comunidades e polos, a exemplo de: Nazaré do Bruno, Alecrim, Rodagem, Brejinho, Caxirimbu e Trabalhosa.

“Desde 01 de setembro nós trabalhamos em sala de aula com todas as escolas, nós inovamos. Nosso objetivo foi trabalhar pela nas escolas, nosso objetivo foi fazer com que os alunos pudessem sair conscientizados”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, todas as temáticas levadas ao 07 de setembro para o Corredor da Independência foram trabalhadas previamente com todos os estudantes, para que cada um deles pudessem entrar em contato com a história do Brasil, além das diversas manifestações culturais que fazem parte do imaginário cultural da nação, a exemplo do: Bumba Boi, o Frevo, a Capoeira, as lendas como o Cabeça de Cuia e tantas outras. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário