Prefeitura de Timon reúne grupos culturais em preparação para folguedos

23.5.17
Representantes das manifestações culturais de Timon estiveram presentes nesta segunda-feira, 22 de maio, no Centro de Treinamento Wall Ferraz para os primeiros ajustes sobre a realização do XXIV Folguedos de Timon 2017. Folcloristas das culturas do Bumba Boi Meu Boi, Quadrilhas Juninas e Violeiros debateram com a Fundação Municipal de Cultura (FMC) todo o apoio estrutural que será oferecido pela Prefeitura de Timon, para a realização dos festejos. Os Folguedos de Timon acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de Junho, no espaço cedido pelo município, localizado na Avenida Teresina, vizinho ao Projeto Beija-Flor.

Mestre Maleiro, que há 39 anos está envolvido com a cultura do Bumba Meu Boi em Timon, falou da grande expectativa para os Folguedos desse ano. “Esperamos que os festejos desse ano sejam muito bons, pois temos força de vontade, e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura, a possibilidade de ser um grande momento é muito boa. Esse novo espaço de apresentações também ficou melhor, pois é uma local aberto que não vamos perder a tradição, mas teremos mais segurança”.

Outra personalidade de Timon que tem ligação direta com a cultura popular é Dona Francisca Nascimento, a “professora Negona”. Para ela, o novo local dos Folguedos deu ao evento mais segurança e organização. “Com esse apoio que sempre temos da Prefeitura, através da sensibilidade do prefeito Luciano, os Folguedos será muito bom. Nós da quadrilha Bay Bay Tolinha estamos com uma grande expectativa, que esse ano seja melhor que ano passado, pois o espaço trará mais estrutura, pois teremos mais barracas e um camarim para os folcloristas”.

O deputado estadual Rafael Leitoa esteve na reunião dando total apoio aos grupos culturais. “Participar de encontros como este faz com que a gente conheça de perto as necessidades dos folcloristas e possa contribuir com a preservação das manifestações folclóricas. Além disso, queremos promover intercâmbios com outros municípios maranhenses, mostrar que Timon tem muita expressão e tradição com quadrilhas juninas e o boi. Queremos apoiar a cultura aqui em Timon”.

A diretora executiva da FMC, Leylliane Monteiro, falou do apoio da Prefeitura que vem acontecendo nestes últimos quatro anos. “Vamos dar toda a estrutura, como sempre fazemos, organizar os grupos culturais, barraqueiros e toda a segurança necessária para o evento”. Ainda na reunião, Leylliane informou que os participantes dos Folguedos devem ir nesta quinta-feira, 25/05, até a sede da Fundação de Cultura, que fica na Rua Higino Cunha, Nº 497, Centro, para realizar um cadastro, que servirá de controle para a Prefeitura.
 

(Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário