Aldeias Altas - Secretaria Municipal destaca a realização do 1º mutirão de saúde preventiva

9.5.15
A Prefeitura de Aldeias Altas, através da Secretaria de Saúde, realizou no último dia 7 de maio, a primeira grande ação de saúde preventiva do ano com o título “1º Mutirão da Saúde. Daqui Pra Melhor”. O evento contou com a participação de dezenas de especialistas e teve a parceria com o Governo do Estado.

Durante 9 horas de serviços prestados nas dependências da escola Vidigal Rodrigues Filho, diversos profissionais se colocaram à disposição para atender gratuitamente a população com consultas médicas, odontológicas, verificação de pressão arterial, teste de Diabetes, colesterol, orientações nutricionais, consultas pré- natal, puericultura, vacinação, busca de sintomáticos respiratórios e Hanseníase.

Enquanto os profissionais se concentravam no mutirão, outras equipes de saúde e voluntários se dividiam entre a distribuição de panfletos explicativos sobre a prevenção de diversas doenças e a entrega de medicamentos, além da realização de testes rápido de HIV, palestras e outros serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Município.

 “Desde que assumimos o governo, temos acolhido e tratado a população com carinho. Hoje percebemos que a saúde de Aldeias Altas, deu um salto de melhoria, com a ampliação de equipes do PSF, aquisição de materiais de primeiros socorros, aparelhamento da nossa rede básica e vai ficar ainda melhor. Essa força tarefa foi a primeira de muitas que virão. Agora nosso objetivo é ampliar esse atendimento para todas nossas unidades de saúde. Aproveito para agradecer todos os profissionais que colaboraram para a realização do 1º mutirão de saúde”, ressaltou o prefeito Dr. Tinoco.

Carreta Mais IDH

Durante o “1º Mutirão da Saúde. Daqui Pra Melhor”, dois importantes serviços foram oferecidos à população aldeias-altense por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em um deles o objetivo foi garantir cidadania com a emissão de documentos, o outro teve como público alvo as mulheres.

Os serviços foram oferecidos através das “Carretas Mais IDH”. Centenas de pessoas tiveram a oportunidade de tirar ou renovar a carteira de identidade, documento necessário para ter acesso a diversos benefícios do Governo Federal, além do mais, é de extrema importância para diminuir o número de cidadãos que não tem seus direitos reconhecidos por não portarem o referido documento.

Na “Carreta Mulher Maranhense” destinada a atender as mulheres aldeias-altenses, foi possível a realização de consultas do pré-natal e exame de citologia, Papanicolau, da mama, assistência jurídica, e orientação sexual e reprodutiva, bem como outros serviços de saúde preventiva direcionados ao público feminino. Devido a grande demanda, a Prefeitura conseguiu junto ao Estado, que o atendimento ocorresse nos dias 6 e 7 de abril, podendo assim atender um maior número de pessoas.

Concentramos hoje um maior número de profissionais para oferecer serviço de saúde de qualidade à nossa população, trabalho esse que já vem realizado diariamente na nossa rede pública, mas, o prefeito Dr. Tinoco já conversou conosco e devemos ampliar esse tipo de atendimento, oferecido no mutirão, para a zona rural, de modo que, avaliamos de forma positiva essa grande ação”, disse Waldeck Pinho, secretário de saúde do município.

Vale ressaltar que todos os atendimentos feitos durante esses dois dias, através do mutirão, já é oferecido pelas Secretarias da Mulher e da Saúde do município. Hoje, foi apenas uma união de forças para atender um maior número de pessoas. Destacamos que os profissionais envolvidos são do município e, o Estado é nosso parceiro para ampliar essas públicas direcionadas ao público feminino”, frisou Geane Cristina, adjunta da Secretaria da Mulher.

Para que o evento ocorresse de maneira significativa, a Secretária de Saúde contou com o apoio incondicional das demais secretárias do município.

Fonte: ASCOM Aldeias Altas MA

1 comentários:

  1. Misael disse...:

    Alguem teria um contato por mail da secretaria de saude de aldeias altas?

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