Minha Figura

CULTURA – Prefeitura de Caxias entrega instrumentos musicais à Banda de Música recebidos do Governo do Estado

18.1.19

A Prefeitura de Caxias procedeu a entrega de 18 instrumentos musicais e 20 acessórios aos profissionais da Banda de Música Lira Municipal, nessa quinta-feira (17).

A solenidade que contou com a presença do prefeito Fábio Gentil e do secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude marcou a entrega simbólica dos instrumentos aos representantes da Escola de Música e Banda de Música do Município.

Os instrumentos foram enviados a Caxias por meio do Projeto Maranhão Musical, do Governo do Estado. O kit foi entregue de forma simbólica pelo prefeito Fábio Gentil.

“O Governo do Estado tem demonstrado que essa parceria deve existir cada vez mais. Então, a gente agradece à parceria com o governo que está sendo feita em todos os âmbitos. Na cultura, oferecendo ao município de Caxias novos instrumentos musicais, onde os nossos músicos, com certeza, se apaixonam cada vez mais pelo seu profissionalismo. O nosso sonho fica cada vez mais próximo. O nosso sonho é construir em Caxias uma orquestra sinfônica. Tenho certeza que nós vamos conseguir isso”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

As doações realizadas por meio do Projeto Maranhão Musical contemplam para cada instituição: trompetes, trombones de vara, bombardino, tuba, bombo marching, pares de pratos, caixas tenores e estantes para partitura.

“É muito bom, porque estamos com necessidade desse instrumental. Chegou em boa hora, tanto para a Banda de Música, quanto para a Escola de Música. Estamos aguardando mais outras doações que o prefeito vai doar”, disse Jaime de Jesus Sousa, fundador da Banda Lira Municipal.

“É mais uma conquista receber esses instrumentos do projeto do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Caxias. Estamos felizes em estar recebendo mais essa remessa que já tínhamos sido agraciados com cinco instrumentos, e estamos ganhando mais nove. Isso vai melhorar a nossa técnica porque você trabalhar com instrumentos novos, influencia muito no seu serviço”, explica Jhony Rios, maestro da Banda Lira Municipal.

“Esses instrumentos vieram em boa hora, porque vai nos permitir renovar todo o estoque de instrumento da banda.  Nós temos o sonho de nos tornarmos uma orquestra em Caxias. Estamos caminhando nessa direção e tenho certeza que vamos conseguir”, lembra Aldenir Nonato, coordenador da Banda Lira Municipal.

O Programa Maranhão Musical tem como proposta oferecer cursos regulares de iniciação e formação musical através de aulas práticas e teóricas, contribuindo com a dinâmica da produção cultural, além de democratizar o acesso ao ensino musical gratuito e de qualidade para todos.

“Agradecer ao governo pela contemplação dos instrumentos que recebemos. Hoje temos uma demanda muito grande de ações que a Prefeitura realiza através da Secretaria de Cultura, e isso incentiva muito aos jovens. A Escola de Música tem mais alunos por conta dos eventos que temos feito na cidade. Nosso sonho é conseguir montar a nossa Orquestra Sinfônica de Caxias”, enfatiza Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário