Minha Figura

Ressaltaram uma ‘diferença’!!! Governo Léo Coutinho encontra erros nos dados de reportagem sobre “Maternidade da Morte”: “Soma total de mortes: 180. Diferente das 191 divulgados pela Record”

29.4.15
Imagens que chocaram o Brasil
Em 19 de novembro de 2014, em matéria publicada no blog (reveja aqui), destaquei a forma que considerei rasteira do governo Léo Coutinho esclarecer reportagem veiculada pela TV Band/SP sobre as mortes na Maternidade Carmosina Coutinho.

Naquela época, o governo negava veementemente que existisse gravidade no número excessivo de óbitos de recém-nascidos naquela unidade de Saúde.

Destaco trechos da nota feita pelo governo municipal em outubro do ano passado e que era assinada pelo próprio prefeito:

1 - No dia 17 de Outubro de 2014, o Jornal da Band replicou matéria da sua afiliada na cidade de Caxias, a TV Band Caxias, com violentas afrontas à verdade sobre a realidade da mortalidade neonatal no município de Caxias;

2 - A falta de checagem das informações veiculadas e ausência de qualquer cotejamento com as autoridades municipais sobre os fatos divulgados, negando assim ouvir o “outro lado da notícia”, constitui a nosso ver agressão deliberada à liberdade de imprensa e consequentemente de informação;

3 - O jornal da Band informou que “a cada três bebês que nascem na maternidade de Caxias, um morre. Já são 115 vítimas desde o inicio do ano. As mães acusam os médicos de negligencia”. Nada mais falso, estes são os dados verdadeiros: De janeiro de 2014 até o dia 17/10/2014, foram realizados 2.501 (dois mil, quinhentos e um) partos, sendo 1345 (mil, trezentos e quarenta e cinco) partos normais (946 de residentes em Caxias e 399 residentes em outros municípios) e 1156 (mil, cento e cinquenta e seis) partos cesáreos (766 residentes em Caxias e 390 residentes em outros municípios);

4 - De 1712 (mil, setecentos e doze) nascimentos ocorridos em Caxias até a presente data na Maternidade Carmosina Coutinho, ocorreram 24 óbitos neonatais, resultando em um índice de mortalidade de 1,4 % ou 14 mortes a cada 1000 nascimentos;

5 - As mães residentes em Caxias recebem atendimento pré-natal na mais completa rede pública de assistência à saúde do Maranhão;

6 - ... a maternidade caxiense é paradigma de atendimento e qualidade neonatal, como atesta os prêmios recebidos e que podem ser checados in loco por equipe da TV Band São Paulo, já que a TV Band Caxias não tem qualquer credibilidade em Caxias;

7 - ... Como meu inimigo [Paulo Marinho], as matérias de sua TV servem apenas para lançar calúnias sobre a atual administração de Caxias. Convido V.Sas. Enviar equipe de sua TV para que possamos demonstrar que as informações divulgadas são absolutamente falsas e que podemos provar o que afirmamos acima.

Como se vê, após primeira reportagem veiculada pela TV Band/SP o Palácio da Cidade retratava a saúde caxiense, assim como a Maternidade Carmosina como “paradigma de atendimento e qualidade neonatal, como atesta os prêmios recebidos e que podem ser checados in loco” diz um sincero Léo Coutinho em correspondência enviada a emissora paulista.

Bem, pelas afirmações do prefeito a época que o escândalo eclodiu, tudo sobre a unidade de saúde não passou de reportagem falsa produzida pela TV Band/Caxias.

Pois bem, mesmo sendo tudo considerado mentira de inimigos políticos, em releese distribuído nesta terça-feira, 28, à imprensa ‘amiga’, o governo Léo Coutinho enumera várias ações feitas após as denúncias do ano passado.  

“O quadro de profissionais da Maternidade Carmosina Coutinho foi ampliado desde janeiro deste ano. Foram contratados dois plantonistas obstetras 24h; dois plantonistas neonatologistas 24h; dois fisioterapeutas; onze enfermeiros; e três assistentes sociais. Todos os profissionais passaram por capacitação para melhorar o atendimento, como reanimação neonatal e melhoria na atenção materna neonatal”, diz trecho do texto distribuído à imprensa.

“Soma total de mortes: 180. Diferente das 191 divulgadas pela Record”, aponta outro trecho do comunicado oficial seguido de afirmação do secretário de Saúde, Vinicius Araújo, de que outras medidas foram e estão sendo feitas para melhorar o atendimento na única maternidade da cidade: “A gente tem que ter uma atenção básica em sintonia com a Maternidade Carmosina Coutinho. O que já começou a ser feito aqui em Caxias. Cursos de capacitação foram ministrados para envolver o profissional da atenção básica com o profissional da alta e média complexidade da maternidade”.

Diante das informações de quando o assunto veio a tona e o recente clamor popular desde a veiculação de programa na TV Record, fico intrigado com o fato de terem negado gravidade no caso num primeiro momento e de agora falarem em contratação de mais profissionais, de ter uma atenção básica em sintonia com a Maternidade, como reanimação neonatal e outras medidas para melhorar, o que, na versão do próprio governo, era “paradigma de atendimento e qualidade neonatal, como atesta os prêmios recebidos”.

Quanto as crianças cegas, nenhuma palavra.

Sobre as acusações de negligência médica, nenhuma palavra.

Sobre mal atendimento por parte de médicos e enfermeiros, nenhuma explicação.

Realmente, fica difícil explicar para duas centenas de mães os motivos para não estarem hoje com seus filhos nos braços.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Bom dia Blogueiros guerreiros maranhenses !

    Fomos informados aqui em São Paulo, que por motivos obscuros, nem todos os habitantes da calorosa Caxias do Maranhão tiveram acesso à valiosa e reportagem feita por nossa TV Record sobre a Maternidade Carmosina Coutinho.

    Para tanto, segue link do you tube para conhecimento.

    O acesso à informação, não pode ser negado.

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011- PR / Casa Civil / Subchefia para Assuntos Jurídicos


    www.youtube.com/watch?t=2713&v=w4Gpe5e7KBk


    Juliane Fritz

    Av. Paulista, 1754 - Cerqueira César - SP

  1. Anônimo disse...:

    Memorial para os inocentes mortos e que ficaram cegos já!

  1. Anônimo disse...:

    Deputado quer CPI para apurar morte de bebês em Caxias…

    http://www.marcoaureliodeca.com.br/2015/04/28/deputado-quer-cpi-para-apurar-morte-de-bebes-em-caxias/

  1. Anônimo disse...:

    Essa tv sinal verde é uma palhaçada. Que pena que em nossa Cidade nao existe jornalismo sério e sim uma politicagem.
    Agora pro Reginaldo Pinho ta mil maravilha.

Postar um comentário