Minha Figura

Deboche ou afronta? Hospital de Humberto Coutinho ‘vende’ aquisição de ressonância magnética como conquista para os caxienses

1.10.13
Os meios de comunicação da família Coutinho (TV Difusora Caxias e o site da emissora na internet) divulgam a exaustão a aquisição de um moderno aparelho de ressonância magnética pela Casa de Saúde como se isso fosse um grande beneficio para os munícipes.

Humberto Coutinho feliz 
da vida pela nova aquisição
Quem assiste a TV Difusora Caxias depara-se com um VT onde o equipamento é vendido como uma conquista. “Agora você não terá mais que sair de Caxias a Teresina para fazer um exame de ressonância magnética...”, diz o texto da VT publicitário da Casa de Saúde.

Para os mais desavisados, a idéia que se tem com o comercial é de que o aparelho será usado em beneficio dos caxienses de forma gratuita, mas não é.

Um exame de ressonância magnética, dependendo da parte do corpo em que ele é feito, pode custar até R$ 900 reais (ressonância de crânio).

O Sistema Único de Saúde não custeia esse tipo de exame na rede pública.
Exame de ressonância magnética
computadorizada é caríssimo

Com a economia do município praticamente estagnada, o valor cobrado por este tipo de exame é impraticável pela maioria da população local.

Caso algum paciente precisa se submeter ao caríssimo procedimento, deve percorrer uma longa batalha burocrática na Secretaria de Saúde do município ou tentar a via judicial, através da ajuda do Ministério Público.

Pacientes diabéticos ou hipertensos no município, que necessitam de determinados remédios ou equipamentos de medição de pressão, são freqüentadores assíduos das salas do MP em Caxias para conseguirem seus direitos.

Com a chegada desse moderno aparelho na Casa de Saúde, e que o SUS não paga sua realização, poderemos ver o inverso dessa decisão daqui por diante.

O custo dessa moderna aquisição feita pelo empresário Humberto Coutinho pode ter chegado a R$ 2 milhões de reais.

‘Tirar’ esse investimento com exames pagos pelo bolso de cada paciente vai demorar muito tempo.

Não será nem um pouco improvável que a Secretaria de Saúde do município passe a aceitar “numa boa” as requisições para ressonância magnética em nossa cidade.


Tudo pelo bem que Humberto Coutinho quer ao próximo.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Pq vc acha q o SUS não funciona direito em Caxias? Pq se funcionasse,o Sr Humberto Coutinho não teria essa estrutura toda! Pq todos os médicos q atendem na rede municipal,também atendem na Fundação do Seu Humberto?? Prá q se cria uma Fundação????

Postar um comentário