Flávio Dino afirma que inquérito sorológico será divulgado na segunda (24) para mensurar imunidade coletiva no Maranhão

22.8.20
Flávio Dino afirma que inquérito sorológico será divulgado na segunda (24) para mensurar
imunidade coletiva no Maranhão. — Foto: Reprodução/YouTube.

Nesta sexta-feira (21) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou que o inquérito sorológico, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), está na fase final e, na próxima segunda (24), a SES vai divulgar o resultado da pesquisa para mensurar a imunidade coletiva no Maranhão.

A imunidade coletiva (ou “de rebanho”) acontece quando uma certa porcentagem da população é contaminada e, assim, ganha imunidade. Ou seja, se cria uma barreira natural à propagação do vírus.

“Paradoxalmente, o número alto de pessoas contaminadas, que nós não desejamos, por outro lado traz uma barreira natural, porque significa que existem muitas pessoas com os anticorpos, ou seja, com a capacidade de conter a disseminação do coronavírus. Quanto maior essa barreira natural, menor a chance de ter novos picos do coronavírus no futuro”, ressaltou Flávio Dino.

Os dados do inquérito sorológico, segundo o governador, vão dar uma estimativa do quadro real do coronavírus no Maranhão. Flávio Dino ressaltou que o inquérito não foi feito com todo mundo, mas em forma de amostragem.

“Lembramos que o inquérito sorológico não é feito de modo censitário, ou seja, não foi feito teste em toda a população. Mas sim por amostragem, por critérios estatísticos científicos, para nós dimensionarmos, afinal, qual a resposta provável à seguinte pergunta: quantas pessoas do Maranhão tiveram contato com o coronavírus, mesmo sem saber?”, explicou. (Fonte: G1 MA)

0 comentários:

Postar um comentário