Minha Figura

SAÚDE – Prefeitura de Caxias implanta três barreiras sanitárias nas entradas da cidade

21.5.20

Uma união de esforços para combater um inimigo comum, o novo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ); Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Municipal; Polícia Militar; Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia; com auxílio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, estiveram mobilizados na manhã dessa quarta-feira (20) em mais uma ação conjunta.

Ao todo são três barreiras sanitárias, que foram instaladas em Caxias com o objetivo de prevenir a população contra a covid-19. A primeira foi montada MA-349, que liga Caxias a Aldeias Altas, nas proximidades do IFMA Caxias; a segunda, na MA-127, que liga Caxias a São João do Sóter, e uma terceira no bairro Fumo Verde, na MA-034, que liga a zona urbana ao povoado Baú.

“A Guarda Municipal vai ficar nas barreiras e a Polícia Militar vai dar apoio às barreiras que serão realizadas”, frisa Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Até semana que vem vamos estar com estas barreiras, que estão com as equipes de desinfecção e equipe de informação. A partir de hoje também vamos estar fazendo a medição da temperatura. Estamos usando o hipoclorito de sódio, fazendo a desinfecção dos veículos”, afirma Natanael Reis, coordenador da UVZ.

Os profissionais estão mobilizados para higienizar os veículos que adentram ao município. Além disso, uma equipe do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ também realiza explicações sobre o uso da máscara, álcool em gel e medidas preventivas na hora do banho em casa.

“Nós estamos reforçando sobre o uso obrigatório das máscaras neste período, principalmente se for adentrar a outro município ou se for sair à rua, a desinfecção das mãos. Estamos falando sobre o distanciamento social, a gente manter a distância entre as pessoas neste momento em que a pandemia está no auge. Então, estamos reforçando as medidas para que as pessoas não levem a doença pra dentro de casa, pois eles podem ter pessoas do grupo de risco que podem ser os mais afetados”, afirma Raydelane Pinto, agente de endemias e integrante do núcleo.

Todas essas medidas são ações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, que reúne um conjunto de órgãos que estão envolvidos no processo de prevenção ao novo coronavírus, como Polícias Militar e Civil; Tiro de Guerra; Corpo de Bombeiros; Câmara Municipal e Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário