Minha Figura

Paulo Marinho Jr.: Deputado realiza bate-papo com nutricionista para tirar dúvidas sobre alimentação em tempos de pandemia

7.5.20

Entenda a importância de manter uma boa alimentação para ajudar no combate ao Coronavírus

Na noite da última terça-feira (05), o deputado Paulo Marinho Jr realizou um bate-papo com o nutricionista George Aguiar, formado pela Universidade Federal do Piauí, e que trabalha há 14 anos no Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (Ceami), de Caxias. A live teve como tema as “Orientações nutricionais e alimentares em tempos de pandemia”.

Preocupado em levar sempre informação que ajude os caxienses a passarem por essa pandemia de maneira mais leve e saudável, Paulo Marinho Jr desde o início do isolamento social vem ativamente realizando bate-papos com a população em suas redes sociais a fim de sanar dúvidas e acalmar seus eleitores a respeito do Coronavírus.

Ao ser perguntado pelo deputado Paulo Marinho Jr, das necessidades do corpo com relação a alimentação, o nutricionista George Aguiar ressaltou que: "Esse momento é muito delicado e requer de cada de nós a utilização de diversos conhecimentos. Durante esse período de pandemia, nos é proposto um novo perfil de vida, com as pessoas isoladas em seus lares cumprindo sua quarentena. Nós da área da saúde compreendemos que diminui o consumo natural de vitaminas no corpo, em especial as que são produzidas pelo sol”.

O nutricionista destacou ainda que, "Toda essa situação provocou também um maior consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes, bebidas alcoólicas, aumento no consumo de carboidratos, de frituras e diminuição no consumo de frutas. Tudo isso elevado as questões de alterações no sono com as pessoas trocando o dia pela noite, apresentando também dificuldades para dormir, além de fragilidades emocionais como tristeza, desatenção e desânimo”.

Dicas do Nutricionista

Banho de sol, ela é de suma importância, pois a vitamina D do nosso corpo só é ativada de maneira eficaz por meio dos raios solares, nos horários do início da manhã ou final da tarde. Lembrando ainda que, sem a incidência dos raios solares o corpo não tem como fixar as cotas de cálcio necessária  ao sistema ósseo, ao sistema cerebral e ao coração. Pesquisas recentes mostram que o humor das pessoas pode variar conforme a ativação da vitamina D, lembrando ainda que a vitamina manipulada em laboratório não tem as mesmo efeito da vitamina ativada pelos raios solares.

COVID-19 e NUTRIÇÃO

Estudos divulgados recentemente, tem mostrado que o processo inflamatório causado pelo Covid-19, é altamente definidor da saúde da pessoa que a tem, e que o aparelho cardiovascular tem sido o foco da atuação do vírus, haja visto que em muitas autópsias realizadas em diversos países, mostram também a presença de trombose massivas, que geralmente invadem o pulmão e dificultam a entrada de oxigênio, tornando assim, a Covid-19 em uma doença tanto infecciosa como inflamatória.

Alimentação influencia na hora de pegar o vírus?

Sim, e se faz necessidade manter uma alimentação mais natural o possível, pois o consumo de frutas e verduras aumenta a liberação de substâncias antioxidantes, anti-inflamatórios que melhoram de maneira eficaz o sistema imunológico.

Vitaminas essenciais

Vitamina C: acerola , caju, goiaba branca, goiaba vermelha, pimentão e couve-flor. O nutricionista aconselha a comer a fruta por ser melhor na concentração da vitamina, porém, o suco também pode ser consumido desde que seja da polpa da fruta.

Vitamina A: importante por manter a integridade das mucosas e defesa do corpo, podem ser encontradas em alimentos como o fígado, os peixes e a gema do ovo; Nas frutas amarelas como mamão, manga, cajá e laranjas; nas verduras como abóbora, jerimum, vinagreiras e nos vegetais de cor verde escura.

Vitamina D: importante para os ossos, para pele, parede dos vasos e defesa, é ativada por meio dos raios solares. Com cerca de 20 minutos manutenção para quem faz o banho de sol diário, e de 30 a 60 minutos de exposição ao sol para dias intercalados.

Para o Humor: o chocolate por induzir a serotonina, ser antioxidantes e proteger o cérebro de danos. Ele pode e deve ser consumido desde que seja 60% ou mais de cacau, como o querido por uns e odiado por outros chocolate meio amargo.

Acompanhe

Todas as terça-feiras a partir das 20h o deputado realiza Live em seus principais canais, com assuntos super interessantes, e conta sempre com a presença de convidados especiais para tirar dúvidas da população sobre diversos temas.

Para saber mais é só acessar: https://www.facebook.com/paulomarinhojr/

(Com informações da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário