Minha Figura

Revitalização da sede do IHGC chega como presente de aniversário

13.12.19

O Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) terá sua sede revitalizada com a implantação de um moderno complexo cultural, com início dos trabalhos ainda este ano. A diretoria da instituição conseguiu apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MA), para construção de um teatro, auditório, cinema e área de exposição. Além de uma ampla biblioteca, com laboratório de restauração e digitalização de documentos.

Completando 16 anos de relevantes serviços à população caxiense nesta quinta-feira (12), o IHGC recebe essa boa notícia; terá finalmente concretizado um pleito há anos solicitado ao IPHAN. O processo de licitação para as obras deve ser publicado no próximo dia 13 deste mês de dezembro.

A informação foi dada pelo presidente do IHGC, Arthur Almada Lima Filho, na manhã do último dia 3, quando na ocasião estava na capital São Luís, tratando sobre o assunto, e avisou membros da instituição para receber uma equipe de técnicos do IPHAN. Logo na tarde do mesmo dia, houve a visita para os levantamentos finais, a fim de embasar a proposta licitatória. 

A equipe do IPHAN, que veio a Caxias, estava composta pelo engenheiro civil, Ivan Fraga, e a arquiteta Mariana Fensterseifer. Marcaram presença também na mesma ocasião, provenientes da capital, membros da diretoria da Módulo Serviços Ltda, empresa interessada em participar do projeto de revitalização. São eles: os engenheiros civisYves Motta e João Manoel Barrose o administrador da empresaJônio Pavão.

Do IHGC, recepcionaram os visitantes os membros: Betânia Costa, Ezíquio Barros Filho, Ludce Machado e Erlinda Maria Bittencourt. Os quais repassaram as informações necessárias, para que o processo possa ser viabilizado a contento.

“O objetivo da visita é verificar as diretrizes técnicas para compor o processo de licitação e orientar as empresas interessadas, para que apresentem suas propostas para revitalização da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias – IHGC”,  ressaltou o engenheiro civil do IPHAN, Ivan Fraga.

No ano de 2013, o presidente do IHGC, Arthur Almada, enviou o projeto de revitalização da sede à então Superintendência do IPHAN-MA, que havia se comprometido, em atendê-lo, uma vez que a instituição já galgava expressiva atuação na cidade. À época, inclusive o IHGC recebeu a visita da própria superintende, Kátia Santos Bogéa, hoje Presidente Nacional do órgão, que veio pessoalmente anunciar a obra.

No IHGC, por ocasião de sua visita, Kátia Santos Bogéa recebeu dos sócios diploma e medalha de sócia benemérita, em homenagem à parceria firmada à época, com o Instituto caxiense. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário